Segunda-Feira - 14 de dezembro de 2020
FHO integra a lista de universidades sustentáveis do UI GreenMetric 2020

A FHO | Fundação Hermínio Ometto está entre as instituições de ensino superior do país que integram o UI GreenMetric World University Rankings on Sustainability. Esta é a primeira vez que a Instituição participa do ranking universitário mundial em sustentabilidade, que teve seu resultado divulgado na última segunda-feira (07) pela Universitas Indonesia e contou com a participação de 912 instituições de ensino superior, 38 delas brasileiras.

O GreenMetric é um importante ranking mundial que avalia a implementação de práticas voltadas à sustentabilidade em todo o mundo. A partir dos resultados do ranking em cada um dos critérios, a Instituição consegue saber os aspectos que precisam de mais atenção e isso auxilia no direcionamento das ações.

O levantamento de dados e preenchimento das informações relacionadas ao Centro Universitário envolveu os membros do Comitê de Sustentabilidade (ComSus) da FHO e funcionários técnico-administrativos e coordenadores de cursos da Instituição. ''A FHO recebeu o convite para ingressar no ranking este ano e a participação se dá pelo preenchimento de um questionário online e pelo envio de diversos documentos e imagens que comprovam as informações prestadas. A participação da Instituição pela primeira vez este ano é um importante passo na busca da sustentabilidade. Além do ComSus, diversos colaboradores auxiliaram neste processo, que levou quase um mês para ser concluído'', comentou o Coordenador do Comitê de Sustentabilidade, Prof. Me. Rafael Povedano.

No ranking geral, a FHO conquistou a 439ª posição, com 5.375 pontos atribuídos a indicadores que avaliam as seguintes categorias: ''Configuração do Campus e infraestrutura'', ''energia e mudanças climáticas'', ''resíduos'', ''água'', ''transporte'' e ''ensino e pesquisa''.

Entre as instituições de ensino superior brasileiras, públicas e particulares, a FHO ocupa a 19ª posição e a 8ª quando consideradas apenas as instituições privadas. Este é um resultado significativo e mostra que as ações da Instituição estão no caminho certo para posicioná-la entre as mais sustentáveis do mundo.

De acordo com o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes, a notícia foi recebida com muito orgulho por todos na Instituição. ''Ser avaliado em um ranking com instituições de diferentes partes do mundo e atingir uma pontuação expressiva em nossa primeira participação demonstra que estamos no caminho certo para a implantação da sustentabilidade em nosso Campus. Continuaremos trabalhando, aperfeiçoando nossos processos e nossas ações. Estaremos cada vez mais empenhados em dar sequência a este sonho, que nasceu com nossos fundadores e permanece latente no cotidiano da nossa comunidade universitária'', comentou.

Sobre o GreenMetric

O ranking internacional foi criado em 2010 pela Universitas Indonesia a fim de medir os esforços de sustentabilidade das universidades. O ranking tem como objetivos contribuir para o discurso acadêmico sobre sustentabilidade na educação e ecologização do Campus; promover a mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade; ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade do Campus para instituições de ensino superior de todo o mundo; e informar governos, agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no Campus.

Quinta-feira