Quarta-Feira - 09 de dezembro de 2020
5ª. edição do Simpósio Sankofa abordou o tema Racismo, Gênero e Sexualidade

Nos dias 24 e 25 de novembro, o curso de Pedagogia da FHO, com o apoio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão realizou, pelo quinto ano consecutivo, o Simpósio Sankofa. Mais de 100 participantes prestigiaram o evento, que tem como objetivo relembrar a história da resistência da população afro-brasileira e refletir sobre o presente, a partir da educação, em diálogo com outras áreas do conhecimento.

Esta edição teve como tema "Racismo, Gênero e Sexualidade", e trouxe lives com a participação de professores da FHO e de professores e estudiosos convidados. A abertura oficial do evento contou com a participação do Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antônio Mendes e da Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profª Dra. Aneridis Monteiro, que enfatizaram a importância do tema dentro do contexto brasileiro; e com a palestra "Sexualidades negras", ministrada pela Profª. Ma. Karina Almeida de Sousa (Universidade Federal do Tocantins), com mediação da Profª. Dra. Priscila Elisabete da Silva (Comunidade Sustentável).

No dia 25 de novembro, a programação incluiu a palestra "Racismo, gênero e sexualidade", proferida pela mestranda Thamires Lima (Universidade Federal do Tocantins) e pelo Prof. Me. Taitson Santos (Centro Universitário de Paulínia), com a mediação do Prof. Dr. Gesiel Prado Santos.

O evento foi encerrado com a apresentação de materiais audiovisuais produzidos pelos (as) alunos (as) do 4º e 6º período de Pedagogia como atividade interdisciplinar do curso e com a participação das alunas do curso, Dandara Andri Ellem Emygdio e Mariana Breda Tibana, trazendo um breve relato sobre a participação nas atividades.

Finalmente, os professores da comissão organizadora do evento, Dr. Danilo de Souza Morais, Dr. Gesiel Prado Santos, Ma. Marlene da Silva Zuttin, Dra. Paula Nascimento da Silva Moura e Ma. Renata Luigia Cresto Garcia e a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profª. Dra. Aneridis Aparecida Monteiro, proferiram as suas considerações e agradecimentos à participação de todos os envolvidos.