Quarta-Feira - 02 de dezembro de 2020
Alunas de Engenharia Química solicitam patente para sistema de reaproveitamento de água criado como TCC

Um projeto desenvolvido pelas alunas de Engenharia Química da FHO, graduadas em 2017, Ana Carolina Ferraz de Araújo Torati e Cássia Beatriz Bonatto, gerou resultados positivos e foi recentemente submetido para solicitação de patente.

A ideia surgiu durante a 14ª. Feira das Profissões da FHO, quando Ana Carolina e Cássia acompanharam os experimentos realizados dentro de um dos laboratórios da Instituição. ''Dois experimentos em particular nos chamaram a atenção, a destilação simples e a destilação fracionada, devido ao desperdício de água limpa utilizada no resfriamento dos condensadores desses equipamentos. O incômodo gerado nos fez querer encontrar uma solução e, para isso, desenvolvemos esse projeto, que se mostrou muito eficiente'', contaram.

A partir disso, as alunas abordaram o tema como Trabalho de Conclusão de Curso, sob o título ''Sistema para reaproveitamento de água proveniente de sistemas de destilação através de resfriamento'', orientado pelos professores da Instituição, Esp. Paulo de Tarso Fernandes Ramos do Rego e Dr. Ricardo Luiz Bruno.

A invenção refere-se a um sistema para reaproveitamento da água proveniente de sistemas de destilação, através de resfriamento do condensador em diversos tipos de sistema de destilação de bancada, planta piloto e industriais (destilação simples, destilação fracionada e destilação por arraste de vapor).

O sistema é composto por um tanque cilíndrico de policarbonato com uma bomba de imersão, e um trocador de calor, com interior em aço inoxidável e exterior em aço galvanizado e uma serpentina em cobre onde a água irá passar para resfriar. O trocador de calor tem placas congeláveis que ficam imersas na água externa ao cobre e realizam o resfriamento.

Em especial para sistemas de destilação onde o fluido utilizado no resfriamento do condensador não entra em contato com a(s) substância(s) destiladas, não há perda e nem acúmulo de minerais, por ser um sistema fechado.

A partir do bom resultado obtido, com o auxílio do Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola as alunas iniciaram o pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), recentemente publicado na Revista da Propriedade Industrial (nº 2576, 19 de maio de 2020, Acesso em: http://revistas.inpi.gov.br/pdf/Patentes2576.pdf).

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade