Um projeto desenvolvido pelas alunas de Engenharia Química da FHO, graduadas em 2017, Ana Carolina Ferraz de Araújo Torati e Cássia Beatriz Bonatto, gerou resultados positivos e foi recentemente submetido para solicitação de patente.
A ideia surgiu durante a 14ª. Feira das Profissões da FHO, quando Ana Carolina e Cássia acompanharam os experimentos realizados dentro de um dos laboratórios da Instituição. ''Dois experimentos em particular nos chamaram a atenção, a destilação simples e a destilação fracionada, devido ao desperdício de água limpa utilizada no resfriamento dos condensadores desses equipamentos. O incômodo gerado nos fez querer encontrar uma solução e, para isso, desenvolvemos esse projeto, que se mostrou muito eficiente'', contaram.
A partir disso, as alunas abordaram o tema como Trabalho de Conclusão de Curso, sob o título ''Sistema para reaproveitamento de água proveniente de sistemas de destilação através de resfriamento'', orientado pelos professores da Instituição, Esp. Paulo de Tarso Fernandes Ramos do Rego e Dr. Ricardo Luiz Bruno.
A invenção refere-se a um sistema para reaproveitamento da água proveniente de sistemas de destilação, através de resfriamento do condensador em diversos tipos de sistema de destilação de bancada, planta piloto e industriais (destilação simples, destilação fracionada e destilação por arraste de vapor).
O sistema é composto por um tanque cilíndrico de policarbonato com uma bomba de imersão, e um trocador de calor, com interior em aço inoxidável e exterior em aço galvanizado e uma serpentina em cobre onde a água irá passar para resfriar. O trocador de calor tem placas congeláveis que ficam imersas na água externa ao cobre e realizam o resfriamento.
Em especial para sistemas de destilação onde o fluido utilizado no resfriamento do condensador não entra em contato com a(s) substância(s) destiladas, não há perda e nem acúmulo de minerais, por ser um sistema fechado.
A partir do bom resultado obtido, com o auxílio do Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola as alunas iniciaram o pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), recentemente publicado na Revista da Propriedade Industrial (nº 2576, 19 de maio de 2020, Acesso em: http://revistas.inpi.gov.br/pdf/Patentes2576.pdf).
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339