Quarta-Feira - 04 de novembro de 2020
Aluna de Engenharia Química publica capítulo em e-book sobre Tecnologia de Alimentos

Artigo apresenta análises físico-químicas das amostras de leite tipo A disponíveis comercialmente

A aluna de Engenharia Química, Bruna Mendes, publicou os resultados do seu trabalho de iniciação científica, realizado sob orientação da Profª Mariza Campagnolli Chiaradia Nardi no e-book "Tecnologia de Alimentos - Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos: Vol. 1" (Editora Científica Digital, 2020), organizado por Carlos Alberto Martins Cordeiro.

O artigo "Análises físico-químicas aplicadas à avaliação da qualidade de amostras de leite tipo A integral pasteurizado e UHT disponíveis comercialmente" integra o Capítulo 12 (p. 148) e está disponível no link.

RESUMO: Em consequência de denúncias relacionadas ao aparecimento de substâncias perigosas à saúde humana no leite, neste trabalho foram empregadas análises físico-químicas para avaliar a qualidade de amostras de leite do tipo A integral pasteurizado e UHT (Ultra High Temperature) de cinco diferentes marcas disponíveis no comércio de Araras/SP e região. Para isso, foram utilizados procedimentos baseados nas normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Aplicaram-se testes químicos qualitativos para identificar substâncias atípicas nas amostras, e também análises físico-químicas quantitativas como acidez, densidade e pH. De acordo com os resultados obtidos verificou-se a presença de cloretos em três amostras de leite, sacarose em uma, álcool etílico em todas e a provável presença de formaldeídos em duas das amostras. Os valores de densidade determinados ficaram dentro do intervalo padrão, de 1,028 a 1,034 g/mL à 15 °C, exceto para uma das amostras. Já os valores de pH ficaram próximos da média padrão de 6,5, o que foi confirmado pela determinação da acidez total das amostras, que se enquadraram dentro do padrão, que vai de 0,14 a 0,18 %. Os resultados deste trabalho mostraram que as amostras de leite avaliadas apresentaram desvios quanto aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
30°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade