Quarta-Feira - 02 de setembro de 2020
Novo projeto da FHO compartilha conhecimentos científicos de forma criativa nas redes sociais

Um novo projeto de extensão vem movimentando os alunos da FHO | Fundação Hermínio Ometto: o grupo de divulgação científica Ciênsinando, idealizado pelo Coordenador do curso de Biologia, Prof. Me. Carlos Eduardo Signorini e concretizado pelo Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, responsável pela equipe de 12 alunos de Ciências Biológicas e Enfermagem.

Apesar do distanciamento social, no início de abril o grupo deu início ao desenvolvimento de conteúdos com o objetivo de levar conhecimento científico de forma clara e objetiva à população, esclarecendo dúvidas e derrubando mitos e informações falsas sobre o assunto. "Atualmente, a produção científica é muito dinâmica, com novos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos diariamente. Na ausência de divulgação deste conhecimento de maneira clara e objetiva, há o distanciamento da ciência desenvolvida nos laboratórios e centros de pesquisa em relação à comunidade. Além disso, a informação sem embasamento cientiífico, disseminada de modo inconsequente a uma população carente de ensino básico e senso crítico, tem colocado a ciência em dúvida", explicou o professor Matheus. "Diante deste cenário, destaca-se a necessidade de prover conhecimentos científicos diversos aos cidadãos, tornando-os capazes de tomar decisões baseadas em fatos, sem replicar mitos e inverdades disponibilizadas nos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais".

O projeto pretende preparar os estudantes para compartilhar com a população o conhecimento adquirido no nível superior e capacitá-los a realizar revisões bibliográficas e desenvolver materiais de divulgação científica por meio de diferentes recursos de informação, como vídeos, textos e infográficos. Com isso, diversas competências artísticas também têm sido exercidas, indiretamente, pelos alunos. Além disso, estimula-se a leitura de materiais científicos e a comunicação efetiva, de forma a permitir a interação e a troca de experiências com a população em geral.

Desde o início do projeto, o grupo já abordou temas como: "Grupos de risco para o Covid-19", "Esgotamento de Recursos Naturais e suas Consequências", "Lançamentos Espaciais", "Como ser produtivo na Quarentena" e "Tráfico de Animais".

As produções do Ciênsinando são publicadas nos seguintes canais:

● Instagram - @ciensinando_fho - (clique aqui)

● Facebook (clique aqui)

● Youtube (clique aqui)