Sexta-Feira - 10 de julho de 2020
Professora de Biologia conta os bastidores de artigo publicado na Nature Research Ecology & Evolution

A professora do curso de Biologia da FHO, Daiane Carreira publicou, no início deste mês, o texto sobre animais frugívoros da Mata Atlântica ''The little frugivores that run a threatened tropical rainforest'', na Nature Research Ecology & Evolution Community.

A convite da comunidade da Nature, no material ela conta um pouco da história por trás do artigo publicado na Scientific Reports, em junho deste ano. "É uma maneira descontraída de explicar o tema para uma comunidade mais ampla", comentou.

O artigo "Small vertebrates are key elements in the frugivory networks of a hyperdiverse tropical forest", é fruto de um dos capítulos do doutorado da Profª Daiane sobre rede de interações pelo Programa Interunidades de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da ESALQ-USP, e tem coautoria de Wesley Dáttilo (Instituto de Ecología AC - INECOL, México); a ex-aluna do curso de Biologia da FHO, Dáfini L. Bruno (UFSCar - São Carlos), Alexandre Reis Percequillo (ESALQ-USP), Katia M. P. M. B. Ferraz (ESALQ-USP) e Mauro Galetti (University of Miami / UNESP-Rio Claro).

A professora explica que "a mudança de agentes de dispersão em florestas tropicais pode levar no futuro a uma mudança na estrutura, composição e dinâmica de muitas plantas que dependem desses agentes para dispersão de sementes. Compreender como essas mudanças ocorrem e como elas afetam a floresta pode ajudar os cientistas a direcionar melhor suas estratégias de conservação das florestas tropicais".

Saiba mais sobre a pesquisa a seguir:

Acesse o texto publicado na Nature Research Ecology & Evolution Community:
Clique aqui

Acesse o artigo publicado na Nature Research | Scientifc Reports:
Clique aqui

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sexta-feira
26°C
16°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade