Segunda-Feira - 29 de junho de 2020
#DesafioEcomudas continua com novos plantios

O #DesafioEcomudas continua! Criado pelo projeto de extensão universitária da FHO "Ecomudas" como uma forma de promover uma prática socioambiental durante o período de quarentena, o desafio virtual continua ganhando adeptos, que marcaram suas atividades com as hashtags #DesafioEcomudas #AbraçoNaÁrvorePode nas redes sociais.

O desafio propõe que as pessoas plantem uma muda de árvore ou de flor no jardim de casa ou em locais verdes próximos à residência de cada um, usando máscaras e respeitando as orientações de distanciamento social recomendadas pelas autoridades. O professor do curso de Biologia e responsável pelo Projeto, Me. Diogenes Rafael de Camargo reforça o convite a todos que queiram participar da atividade: "Ao plantar uma árvore você não irá só ajudar o planeta, mas também colocará nessa planta algo do seu coração. Sempre que olhar para ela, verá que existe um mundo melhor".

A experiência foi compartilhadas pelas alunas do 3º. período do curso de Biologia, Sophia Eli e Tainá de Nadai. "O desafio gerou uma sensibilização de outras pessoas, como vizinhos, amigos e familiares que não estavam sabendo da atividade e se envolveram, colaborando com o meio ambiente. Além disso, apesar de já termos plantado árvores em outros projetos da faculdade, passar por todos os processos do plantio, como buscar a muda ou até mesmo cavar o buraco foi novo e importante para o nosso aprendizado como profissionais e como indivíduos".

Para o aluno do 7° período, Alex Nunes, em uma época difícil de isolamento, de perdas e tristeza, plantar uma árvore foi como um símbolo de esperança. "Uma esperança de que voltaremos a nos reunir para ver um pôr-do-sol, fazer um piquenique ou apenas tirar um cochilo embaixo da sombra daquela mesma árvore, que um dia foi uma muda, que plantamos, cuidamos e protegemos, sempre com muito amor. Assim criamos  um laço entre natureza e ser humano", comentou.

A aluna Victória Viotto, do 1° período, também comentou que participar do desafio a fez ver que a natureza e o ser humano andam juntos: "Será que o modelo de sociedade em que vivemos atualmente não é a origem das crises de saúde, sociais, ecológicas e econômicas? Então essa é a hora que o mundo deu para a gente refletir, pensar em MUDAR. Perceber que o planeta está doente, muito por nossa causa. Se todos fizermos uma mínima mudança, logo estaremos bem melhor".