Quarta-Feira - 10 de junho de 2020
15º Congresso Científico da FHO discutiu os desafios para a construção de um mundo sustentável

Evento contou com mais de 12 mil participantes e foi realizado de forma remota.

A FHO | Fundação Hermínio Ometto promoveu, na última semana, seu 15º Congresso Científico. O evento, que tem como tema os "Desafios para Construção de um Mundo Sustentável" foi organizado pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão e realizado pela primeira vez de forma 100% online, considerando a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Coronavírus.

Foi preciso se reinventar para que as atividades acontecessem de forma segura e simultânea. Para isso, a Instituição optou pela plataforma Google Meet e reuniu, na organização do evento, funcionários técnico-administrativos de diversos setores, coordenadores, professores e alunos, de todos os cursos, ao longo dos cinco dias de atividades.

A adesão dos participantes foi o grande destaque deste Congresso, que contou com público recorde, de diferentes estados. Além disso, com a migração para o ambiente digital, novas oportunidades foram agregadas ao evento, como o encontro dos estudantes com professores e profissionais nacionais e internacionais nas centenas de palestras, mesas redondas e oficinas que compuseram a programação.

O tema do Congresso também se mostrou ainda mais relevante no atual momento, em que enfrentamos uma das maiores crises já vividas mundialmente e precisamos repensar os caminhos que a humanidade deverá retomar. "Nosso 15º Congresso Científico certamente será mais um dos fatos históricos de nossa Instituição. Em meio a pandemia, em um dos momentos mais complexos vividos por todos nós, realizamos o evento totalmente online, gratuito e aberto à comunidade. Um projeto dessa natureza não teria sucesso se não houvesse o comprometimento de pessoas, o engajamento de gente dedicada, que assumiu a responsabilidade e emprestou muito de si para a Instituição. Acredito que nunca foi tão importante como agora conversarmos, debatermos, refletirmos e sonharmos com a "construção de um mundo sustentável", comentou o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes.

Por fim, a programação contou com a apresentação de trabalhos experimentais e pesquisas inéditas, relatos de experiência e revisões de literatura, de diversas instituições de ensino superior, como a USP, UNESP, UFSCar, PUC-Campinas, Universidade Federal de Ouro Preto (MG), UNIOESTE (PR), Universidade Federal de Pernambuco e Universidad de Granada (Espanha).