Quarta-Feira - 20 de maio de 2020
Artigo de ex-aluno da FHO sobre a prática de produção mais limpa na construção civil é publicado na Revista de Engenharia e Tecnologia

O egresso do curso de Engenharia Civil da FHO, Taynan Ribeiro Souza, teve seu artigo científico publicado na Revista de Engenharia e Tecnologia (vol. 12, nº1, 2020). A pesquisa, intitulada ''Proposta para aplicação de estratégias de produção mais limpa na construção civil em uma instituição de ensino'' vai ao encontro do reposicionamento institucional adotado pela FHO em relação ao meio ambiente.

O trabalho foi desenvolvido durante o curso, sob a orientação dos professores Dra. Aurora Mariana G. de F. Souza e Dr José Erinaldo da Fonsêca, no período em que Taynan esteve envolvido com a iniciação científica por meio do Grupo de Pesquisa de Engenharia.

Resumo: A natureza sempre foi considerada ao longo da história como fonte de matéria prima e local de depósito de rejeitos das atividades humanas. Com o avanço de novas tecnologias e o rápido desenvolvimento social e econômico, a extração de matéria prima e o descarte de resíduos contribuíram cada vez mais para a degradação acelerada do meio ambiente, o que deixou a sociedade em sistema de alerta, e essa preocupação com a saúde do planeta fez surgir o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, os processos produtivos e o crescimento econômico devem estar aliados ao respeito ao meio ambiente. Na construção civil o crescimento acelerado dos centros urbanos e industriais colabora com geração de grande parte dos resíduos sólidos. Frente a essa preocupação as construtoras e os órgãos responsáveis pela construção civil buscam adotar práticas que contribuem com a redução na geração de resíduos em todo o processo construtivo. Uma dessas práticas é a Produção mais Limpa que busca aumentar a eficiência de matéria prima, água e energia, por meio da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e demais emissões. Neste caso a finalidade do presente trabalho é avaliar a geração e o gerenciamento de resíduos sólidos em obras de construção civil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e verificar a possibilidade de implementação de Produção mais Limpa (P+L) para essa atividade.

Confira o artigo na íntegra pelo link.