Alunos do programa de Vivências em Ecologia Vegetal, vinculados ao Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UNIARARAS, realizaram a introdução de espécies de plantas epífitas em árvores que compõem os jardins do Centro Universitário Hermínio Ometto, a fim de completar a formação de jardins tropicais na instituição. Epífitas são espécies vegetais que, diferentemente das parasitas, vivem sobre outras sem retirar nutrimentos, apenas apoiando-se nelas.
Foram instaladas um total de 290 plantas, sendo 250 mudas da bromélia Billbergia distichantha (ameaçada de extinção), 20 de Oncidium flexuossum (orquídea conhecida como bailarina ou pequena chuva-de-ouro), 10 de Miltonia flavescens (orquídea ameaçada de extinção) e 10 de Dendrobium nobile (orquídea conhecida como olho-de-boneca).
Vale ressaltar que a espécie de bromélia escolhida para a introdução não caracteriza espécie "tanque", que serve como reservatório de água e possível proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. Mesmo assim, todas as mudas foram manejadas com "borra de café", que é capaz de matar o mosquito em três de suas etapas de desenvolvimento larval.
A coordenação da atividade coube ao Prof. Ms. Cristiano Pedroso de Moraes, responsável pela disciplina Botânica e Ecossistemas Tropicais.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339