Quinta-Feira - 30 de abril de 2020
Projeto Ecomudas promove o desafio #AbraçoNaÁrvorePode

Com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e o isolamento social devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19), grupos de extensão como o Projeto Ecomudas, da FHO, vêm criando novas formas de promover atividades neste cenário. A fim de criar uma oportunidade de prática socioambiental, de modo seguro e respeitando as orientações, o projeto lançou o desafio virtual: #DesafioEcomudas #AbraçoNaÁrvorePode.

A proposta teve início entre os alunos do curso de Biologia e integrantes do projeto, mas começou a ganhar vida entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa nas redes sociais. "No início era um desafio somente para os membros do Ecomudas 2020, mas como outras pessoas começaram a aderir resolvi divulgar para todos aqueles que desejam fazer algo para deixar este momento um pouco mais leve, com algum gesto socioambiental. O desafio tem sido um sucesso e as fotos são de apenas algumas, das muitas pessoas que têm participado dessa ação sustentável", comentou o professor responsável pelo Projeto e idealizador do Desafio, Me. Diogenes Rafael de Camargo.

É muito simples participar.  O desafio propõe que as pessoas plantem mudas de árvores no jardim de casa ou em locais verdes próximos à região de confinamento de cada um. "A ideia é realizar o plantio sozinho, mas se quiser levar algum membro da família é necessário respeitar as orientações, com todos usando máscaras e mantendo o distanciamento recomendado", comentou o professor.

Para a aluna Sabrina Henz (5º período) "a sensação de plantar uma árvore sempre será gratificante, mas agora, em um momento triste de isolamento, vejo que foi ainda melhor. Me sinto feliz por contribuir com o desafio pois, de maneira simples, ele nos mostra a importância de espalhar a esperança de um planeta melhor".

A aluna Beatriz Xavier (5º período), ressaltou a felicidade de poder participar da ação e de poder depositar confiança e esperança em um ato simples e tão importante. "É gratificante tomarmos atitudes como essas, principalmente neste momento em que nos encontramos, e mostrar que ainda temos fé, dia após dia, de que podemos mudar nossa realidade para melhor".

Para a aluna Jéssica Gireli (5º período), o planeta está, aos poucos, pedindo ajuda. "Ao participar do projeto Ecomudas neste momento de isolamento e solidariedade, aprendi quando plantei minha árvore em casa que ainda existe esperança em meio ao caos".

O convite do desafio fica estendido a todos: "abra sua janela, olhe para o seu jardim e plante uma flor. Você não irá só ajudar o planeta, mas também colocará nessa planta algo do seu coração. Sempre que olhar para ela, verá que existe um mundo melhor. Plante sua árvore #ProjetoEcomudas".