Sexta-Feira - 13 de março de 2020
Professora do curso de Pedagogia defende mestrado na UFSCar

No dia 12 de março, a professora do curso de Pedagogia à distância e egressa do curso de Pedagogia da FHO defendeu sua pesquisa de mestrado, intitulada "Base de conhecimento para o ensino nas licenciaturas em Matemática: uma análise da prática pedagógica dos professores formadores".

O trabalho, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar/Campus Araras, foi orientado pelo Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva e abordou a compreensão dos docentes de cursos de licenciatura em Matemática sobre os conhecimentos necessários à docência, que são desenvolvidos pelos alunos em processo de formação. A base teórica da pesquisa trata da Base de Conhecimentos para o Ensino, proposta por Lee Shulman, na década de 1980, e que corresponde a um grupo de conhecimentos específicos que um professor necessita para poder ensinar.

De acordo com a professora, tanto o percurso do mestrado quanto o trabalho desenvolvido na FHO foram importantes para seu crescimento pessoal e profissional. "Atuar na área de formação de professores por meio dos recursos tecnológicos tem sido uma experiência significativa. É possível contribuir, apontar caminhos e dialogar com esses alunos.

Constantemente nos deparamos com os bons resultados demonstrados por eles, futuros professores, ao longo dos semestres. Além disso, considero que o mestrado forneceu instrumentos para que minha prática profissional fosse dotada de sentido. A teoria estudada, embora proposta há quase quarenta anos, ainda se faz relevante. Nela, o professor é considerado um profissional e deve se apropriar de conhecimentos para que sua prática se torne efetiva.", relatou.