Quarta-Feira - 11 de março de 2020
Alunos e Egressos de Psicologia e profissionais da FHO participam de capacitação em saúde mental

No dia 5 de março, estudantes e egressos do Curso de Psicologia, juntamente com a psicóloga responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP | FHO), Jéssica Thomazini, e a enfermeira do Programa de extensão Mandaçaia, Tauane Leticia Pinto Zanelli, participaram de uma capacitação em saúde mental realizada por profissionais da área em Araras/SP e por professores e alunos da UFSCar (Campus São Carlos).

O evento realizado na Casa da Memória teve como tema a "Luta antimanicomial e os cuidados em saúde mental", com o objetivo de introduzir e preparar o debate para a semana da Luta, realizada no mês de maio.

A Luta Antimanicomial é um movimento iniciado em 1987 por usuários, familiares e profissionais, que culminou na Reforma Psiquiátrica Brasileira e na construção e implementação da Política Nacional de Saúde Mental (Lei nº 10.216/02).

A capacitação teve início com trechos do filme "Nise: O coração da loucura", que aborda a vida e o trabalho inovador da psiquiatra Nise da Silveira. Em seguida, foi realizada uma apresentação histórica sobre o Movimento no Brasil e os serviços públicos de saúde mental oferecidos no município. São eles: o Ambulatório de Saúde Mental "Aguinaldo Bianchini", o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), as Residências Terapêuticas, o CAPS II e o CAPS i (Infanto-juvenil) - em fase de implementação.

De acordo com as profissionais da FHO, Jessica Thomazini (NAP) e Tauane Zanelli (Programa Mandaçaia), "o evento retomou a importância do debate permanente sobre as políticas públicas de saúde mental e promoveu o conhecimento sobre a rede de serviços disponíveis no município". Para os estudantes e egressos, a participação em eventos dessa natureza complementa a formação oferecida pelo Curso de Psicologia da FHO e os prepara, cada vez mais, para o exercício da profissão.

Quinta-feira
Chuva: 90% (25 mm)