Quarta-Feira - 19 de fevereiro de 2020
A 2ª edição do Curso de Verão em Fisiologia da FHO

De 3 a 7 de fevereiro, o Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da FHO promoveu a 2ª edição do Curso de Verão em Fisiologia (CVF) com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos estudantes na disciplina e promover a extensão universitária para alunos de graduação dos cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde, estimulando o interesse pela pesquisa científica.

Além das aulas teóricas e práticas, ministradas por alunos e professores do Programa, as atividades incluíram, ainda, a divulgação das diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes orientadores. A cada módulo teórico, ocorreram metodologias ativas de interação entre os alunos participantes, seguidas de sorteios e dinâmicas. Além de alunos da FHO, também participaram das atividades alunos da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), de Uberaba/MG, que ficaram sabendo do CVF pelas redes sociais.

De acordo com a Comissão Organizadora, "os participantes ficaram muito satisfeitos em conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas dentro da FHO. Aproveitaram bastante os Módulos Teóricos e Práticos, nos quais vivenciaram as análises realizadas nos diferentes projetos e conheceram os Laboratórios de Pesquisa vinculados ao Mestrado".

Ao longo da semana, também foram incluídos na programação um "Cine Cultural" e a Mesa Redonda "O uso medicinal de canabioides", com a participação dos professores Dr. Armindo A. Alves, Me. João Pedro Bernardes Faria e Dra. Fernanda Oliveira de Gaspari de Gaspi. Ao final do curso, antes do momento de confraternização entre os participantes, foram premiadas as melhores apresentações dos módulos teóricos: Anadelly C. S. de Lima (1º lugar), Marcela F. Sganzella (2º lugar) e Naiara Alves (3º lugar).

O Curso de Verão em Fisiologia foi organizado por iniciativa dos alunos do Mestrado (Anadelly Cristina da Silva de Lima, Cristiane Alves Serra, Jussara Aguiar, Letícia Mayara Paiva, Marcela Fernanda Sganzella e Paulo Roberto Lopes Nalesso) e da Iniciação Científica (Aline N. Eugênio, Helena Cambi, Joyce Alessandra Lima e Lucas Eduardo Ferreira Lopes), com o apoio dos professores do Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas.

A 3ª edição do evento acontece no início de 2021! Aguardem!

Sb