Terça-Feira - 11 de maio de 2010
Ministério da Defesa seleciona UNIARARAS para participar do Projeto Rondon

Pela sexta vez consecutiva, a UNIARARAS foi selecionada para participar de operações do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. No último dia 07 de maio, após analisar 277 propostas de trabalho, enviadas por universidades, centros universitários e faculdades (federais, estaduais e particulares) de todo o Brasil, a Coordenação-Geral do Projeto divulgou as Instituições de Educação Superior (IES) selecionadas para participar das operações, que serão realizadas no período de nove de julho a 1º de agosto de 2010, nos Estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia.

As duas propostas da UNIARARAS foram aprovadas e a instituição participará da "Operação Baião", nos municípios de Afrânio e Trindade, ambos no Estado de Pernambuco. Para cada cidade, seguirá uma equipe da UNIARARAS, formada por oito alunos dos diversos cursos, acompanhados por dois professores.

Em anos anteriores, equipes da UNIARARAS, somando 36 professores e 137 alunos, atuaram em 19 municípios, pertencentes aos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará.

O Reitor da UNIARARAS, Prof. Dr. José Antonio Mendes, mostrou-se bastante satisfeito com a seleção da UNIARARAS e exaltou que isso só foi possível graças à colaboração dos professores que enviaram sugestões e ao trabalho da Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profa. Ms Cristina Franchini, e da Assistente Social, Angelita Regina Batista Silva, responsáveis pela elaboração das propostas enviadas ao Ministério da Defesa.

"É muito importante que o nosso pessoal tome contato com a realidade brasileira, levando o conhecimento que aprenderam na universidade para cidades de interior, nas quais existem carências de toda ordem. Nossos alunos levam para essas comunidades menos favorecidas o conhecimento, mas também trazem dessas missões um enorme aprendizado que em muito contribuirá para a formação e o aperfeiçoamento profissional de cada um. É uma experiência inesquecível", ressaltou o Reitor.

O Projeto Rondon é de integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar dessa população. O objetivo é aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Ele é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios, com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.