Quarta-Feira - 12 de fevereiro de 2020
O plantio de árvores frutíferas no Campus da FHO

No mês de novembro, aconteceu na FHO a 1ª edição do projeto Frutíferas no Campus, destinado ao plantio de árvores frutíferas da flora nativa brasileira atrativas aos seres humanos, e, sobretudo, às aves e animais da região.  A iniciativa é parte das ações anunciadas no último ano, com o reposicionamento institucional da FHO para a sustentabilidade, visando o bem-estar e cuidado com a comunidade interna.

A tarde de atividades envolveu o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite, o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes e o Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr., professores, alunos, funcionários técnico-administrativos e membros da comunidade externa, e proporcionou o plantio de mais de 200 mudas, de 47 espécies de árvores frutíferas, em todo o Campus, como: Caju, Caqui, Cajá, Castanha-do-Pará, Graviola, Açaí, Uvaia, Pitanga, Goiabeira branca e Goiabeira vermelha e Jabuticaba.

A preparação para o plantio teve início em março de 2019 e envolveu alunos (Andressa Cristina Ricardo Camargo, Camila Alves e Silva, Franciele da Silva Andrade, Gustavo Saravali Garcia, Jean Carlos Modesto de Andrade, Jéssica Fernanda Pupi, Lucas Pereira Rocha, Marciely Moda Faria, Maristela Hefliger Camargo, Matheus Muller Camargo, Natália de Souza Penteado, Sabrina Ferreira Henz, Victor Paesi Regonha e Yan Bellintani Hunger) do curso de Biologia do Projeto Ecomudas, que identificaram as melhores espécies para o Campus. "A partir disso, elaboramos um calendário fenológico de floração e frutificação, com o objetivo de termos flores e frutos o ano todo", comentou o Coordenador do Projeto, Prof. Me. Diogenes Rafael de Camargo.

Em seguida, foram escolhidas as regiões mais adequadas do Campus para o plantio das mudas. "De cada região retiramos amostras de solo para mandarmos para análises, uma vez que queríamos fazer adubações específicas para cada região, de acordo com a deficiência dos solos de cada área de plantio e, desta maneira, atingirmos um melhor desenvolvimento das espécies plantadas", explicou o professor. Para isso, contaram com o auxílio do agrônomo e professor da FHO, João Pedro Bernardes Faria.

A partir de agora, a extensa área verde do Campus FHO ganha novas espécies, que irão embelezar os espaços de convivência e encantar a comunidade acadêmica. Confira no mapa as áreas de plantio: