Terça-Feira - 11 de fevereiro de 2020
Alunos apresentam trabalhos na 49ª SBP e 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA)

Os alunos Laura Hansen Pacheco e Wériclis Antonio Duarte Barbosa de Lacerda, graduandos do décimo período do curso de Psicologia, embarcaram até João Pessoa/PB com o objetivo de apresentarem dois trabalhos na 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e 1º Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA), sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A participação dos estudantes no evento contou com fomento institucional por serem os primeiros trabalhos relacionados ao reposicionamento da FHO para a sociedade e meio ambiente.

Os artigos foram desenvolvidos em parceria com as professoras do curso, Dra. Cristina Coutinho Marques de Pinho e Ma. Camila Santos Dias e embasados em 2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 4 "Educação de Qualidade" e o ODS 11 "Cidades e Comunidades Sustentáveis". As publicações abordaram a importância da Educação Ambiental desde a educação de base e em que interface a Psicologia pode contribuir com tais questões; assim como a Acessibilidade e Inclusão Urbana.

Durante o evento, considerado um dos maiores congressos brasileiros de Psicologia do país, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de minicursos, simpósios, sessões coordenadas e palestras, além de trocarem experiências com palestrantes e pesquisadores renomados da área. Ao final, Laura e Wériclis foram convidados para representarem a Psicologia Ambiental, em nome da ABRAPA, na região sudeste do país e, com isso, contribuírem com o 1º Congresso Regional. "Essa foi uma experiência linda, cativante e única. Todo o conhecimento difundido nesses dias me acompanhará por longos anos. A participação no Congresso contribuiu muito com a reta final da minha graduação e impulsionou o início da minha carreira", comentou Wériclis.

Para Laura, "além da oportunidade de entrarem em contato com as pesquisas que estão sendo feitas no Brasil e apresentarem os estudos realizados com o apoio da FHO, foi possível conhecermos e nos aprofundamos em áreas da Psicologia que por vezes não conseguimos durante a graduação. Sem dúvida, essa experiência causará reverberações para minha vida profissional e pessoal a longo prazo", comentou.