Quarta-Feira - 08 de janeiro de 2020
Alunos do Projeto Ecomudas fazem visita técnica ao Jardim Botânico Plantarum

Alunos do curso de Biologia que integram ou já integraram o projeto de extensão universitária em Desenvolvimento de Mudas Nativas, Permacultura e Educação Ambiental Crítica:"Ecomudas", da FHO, fizeram uma visita técnica ao Instituto Plantarum, em Nova Odessa (SP)."A ideia foi fechar mais um ano com"chave de ouro", visitando um dos maiores institutos botânicos do Brasil, com foco no paisagismo, identificação de espécies vegetais e conservação", comentou o professor responsável pelo projeto, Me. Diogenes Rafael de Camargo.

Além do contato com diferentes jardins e contextos botânicos e ecológicos, os alunos também tiveram a oportunidade de conversar com o Diretor do Instituto e grande nome da Botânica no país, Harri Lorenzi, autor de 42 livros, incluindo"Árvores Brasileiras: manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil". Lorenzi compartilhou a história do Instituto, falou sobre a importância do biólogo para a área do paisagismo e tirou dúvidas dos alunos.

A aluna do 8º período, Camila Alves e Silva, compartilhou sua experiência durante a visita."Caminhamos por uma das mais completas bibliotecas de taxonomia botânica do país, pelo maior e mais organizado herbário que já vi, além dos mais lindos jardins. Isso contribuiu muito para eu entender o conceito de conservação e contemplar a variedade de flora do país. Este tipo de atividade complementar exerce um papel de extrema importância para nós vivenciarmos o encontro do acadêmico teórico com o universo prático, proporcionando uma formação mais ampla".

Para o aluno do 4º período, Victor Regonha, este é um dos lugares onde um aluno de Biologia fica deslumbrado com cada detalhe."A visita me proporcionou experiências únicas, acompanhadas de grandes emoções que me transbordaram a ponto de provocar uma intensa vontade de correr feito uma criança por todo aquele jardim. Fico honrado por tal experiência!", comentou.