Quarta-Feira - 11 de dezembro de 2019
Alunos de Engenharia de Produção conquistam 2º lugar no Desafio Nacional Lean Simulation 2019

Alunos do curso de Engenharia de Produção da FHO foram destaque no Desafio Nacional Lean Simulation 2019, promovido pela FlexSim Brasil! A Instituição esteve representada por duas equipes, integradas pelos alunos do 8º período, Rafael Antonio Killer e Leonardo Timote (que conquistaram o 2º lugar na competição), e pelas alunas do 10º período, Bianca Cristina da Silva e Janaina Cristina Raimundo (que conquistaram o 8º lugar). Ao todo, 15 equipes participaram desta edição do desafio, que teve o resultado anunciado durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), realizado em Santos (SP).

Criado em 2016, o Desafio tem como objetivo disseminar o uso da simulação entre estudantes de ensino superior, com o intuito de demonstrar a sua importância dentro das organizações e de estimular a solução de problemas reais.

O cenário escolhido pela equipe vice-campeã integrou conceitos de várias áreas do curso de Engenharia de Produção, considerando um contexto de entretenimento ao abordar arenas esportivas. "De início, o processo pode ser visto como uma troca rápida, que é dependente das decisões de transporte e de armazenamento das peças. Além disso, os resultados são diretamente impactados pela definição do layout e pelo sequenciamento das etapas, tendo sido considerados ainda aspectos ergonômicos relacionados a atividade dos operadores", explicou o professor Me. Lucas Antonio Risso, orientador das equipes e coordenador do projeto FHO Simulation.

De acordo com Michael Machado, Diretor da FlexSim Brasil, o projeto apresentado pelos alunos da FHO foi estruturado e modelado com destreza, demonstrando uma situação real que acontece em diversas arenas ao redor do mundo. "É um problema que dificilmente seria solucionado com uma planilha de Excel, e somente com a simulação é possível encontrar uma solução ideal para o planejamento completo do processo. A FlexSim Brasil parabeniza a FHO pelas excelentes colocações em seu primeiro ano de participação no Desafio Nacional Lean Simulation. Os resultados demonstram um trabalho que vem sendo realizado com seriedade, profissionalismo e comprometimento nos cursos de engenharia da instituição, onde os grandes beneficiados serão os profissionais que o mercado de trabalho absorverá no futuro", comentou.

O resultado foi recebido com muito orgulho na Instituição. Para o Coordenador Geral do Núcleo de Engenharia, Prof. Me. Wiliam Douglas Paes Coelho, essa foi uma importante conquista. "O mercado cada vez mais competitivo exige engenheiros bem formados e preparados para enfrentar desafios. Dessa forma, a participação no desafio desperta no aluno o interesse em "aprender" e em "resolver problemas", oferecendo a oportunidade de terem uma formação alinhada com as demandas do mundo do trabalho."

Segundo os alunos, a participação na competição ofereceu uma experiência diferenciada na formação acadêmica. "A construção do modelo de simulação foi ganhando considerável complexidade durante o desenvolvimento, dado o número de diferentes entidades e recursos devidamente representados e sincronizados. Além disso, também tivemos a honra de divulgar o curso da FHO em âmbito nacional", comentou o aluno Leonardo Timote. Para Rafael Antonio Killer, além do aprendizado, as horas de dedicação para o desenvolvimento do projeto também trouxeram um sentimento muito gratificante ao ver o resultado completo, tendo sido incorporados detalhes avançados de visual e de lógica.

Como premiação do Desafio, os alunos receberam 01 tablet e um treinamento presencial; o professor orientador dos grupos recebeu um treinamento presencial; e a FHO recebeu duas licenças da versão completa do FlexSim Educational.

Parabéns aos grupos pelo excelente trabalho!

Divulgação do resultado no mural de notícias da FlexSim Software Products, Inc: - clique aqui.