Terça-Feira - 26 de novembro de 2019
Alunos do Projeto Ecomudas participam de roda de conversa sobre Plantas Medicinais

No dia 19 de novembro, alunos do curso de Biologia que integram o Projeto Ecomudas receberam a Sra. Ana Aparecida dos Santos, a ''Dona Cida'', para a roda de conversa ''Plantas medicinais: uma perspectiva empírica''. Há três anos Dona Cida é parceira do Projeto, compartilhando seus conhecimentos sobre o assunto e apresentando aos estudantes as plantas de sua coleção pessoal, cultivadas em um jardim que mantém, no formato de Quintal Agroecológico.

De acordo com o professor Diógenes Rafael de Camargo, responsável pelo Projeto, existem sete formas de conhecimento humano catalogados: mítico/teológico, empírico, étnico, filosófico, artístico, matemático e científico. "Todos são importantes e nenhum é superior ao outro. Cada um é mais adequado, dependendo daquilo que se queira responder. E é muito importante para os alunos conhecerem mais do que a perspectiva científica e compreenderem o universo de saberes que constituem o conhecimento humano", comentou.

Com mais de 50 anos de experiência, passada de geração em geração, Dona Cida também contou aos estudantes alguns dos segredos das plantas medicinais. "Os alunos adoram aprender com a Dona Cida. Além de ser um amor de pessoa, ela compartilha toda a sua sabedoria sobre o assunto, com muita disposição e boa vontade. O grupo já a adotou como a avó do Ecomudas", contou o professor.