Quinta-Feira - 21 de novembro de 2019
Equipe IÚNA Aerodesign na XXI competição SAE BRASIL Aerodesign

De 24 a 27 de outubro, estudantes de instituições de ensino superior do país reuniram-se no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, para a 21ª edição da competição SAE BRASIL de Aerodesign.

Os alunos de Engenharia da FHO que integram a equipe IÚNA Aerodesign marcaram presença no evento, finalizando sua participação na 25ª colocação, entre as 63 equipes participantes. Pela primeira vez, a equipe realizou um voo validado e foi classificada para as cinco baterias de voo, tendo realizado três voos com sucesso, levando 6kg, 7,5kg e 7,5kg.

O SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado a estudantes de Engenharia, que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e planejamento para atingir objetivos necessários para o desenvolvimento do projeto escolhido.

A equipe IÚNA Aerodesign

A equipe IÚNA é composta pelos alunos Ariane de Cassia Lazari Dias, Tamires Papa Bertoluci, Vinicius Botaro, Vinícius Martins Delgado, Hiago Andrade Lopes Moreira, Matheus Ventura, Marcos Vinicius Barbieli Alves, Gabriel Henrique Benedito Prevatte, Gabriel Nunes Stival, Gabriel Renato Masson Redondo, Roberto Wagner Bressan Junior, Matheus Ripa Baptista e Richard Gabriel Almeida da Silva e coordenada pelo Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola.

Sobre a SAE AeroDesign

A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 esta competição passou a constar também do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL, onde, ao longo de sua existência, tornou-se um evento crescente em quantidade e qualidade dos projetos participantes, uma resposta direta às exigências técnicas por parte das Regras da Competição. A evolução presente nas aeronaves atuais frente a suas precursoras é considerável, não somente sob o ponto de vista construtivo, mas também nos métodos de projeto utilizados, desenvolvidos com o uso de ferramentas sofisticadas criadas pelas próprias equipes.