Na manhã do dia 01 de novembro, aconteceu na FHO o III Workshop de Emergência: ''Trauma, a morte que pode ser evitada'', evento realizado pelo PAM - Plano de Auxílio Mútuo de Araras e região; a FHO | Fundação Hermínio Ometto - por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão e a Liga de Traumatologia e Emergência (LTE), e pelo Corpo de Bombeiros e SAMU de Araras.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes; a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini; o Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho; o Sr. Rodrigo Vieira, representando o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Araras, Sr. Carlos Cerri Júnior; além de representantes e brigadistas das empresas coligadas ao PAM; profissionais da área de segurança e saúde ocupacional e alunos da área de saúde de instituições de ensino da cidade. Durante sua fala, Dr. Mendes ressaltou a importância da iniciativa. "Esta é uma manhã dedicada exclusivamente à valorização da vida. Valorizar a vida é uma expressão muito clara e objetiva de amar o outro. Acho que o que nos faz estar presentes nesta manhã é a vontade e o desejo de aprender, principalmente para transformar as nossas ações e conhecimentos em benefício das pessoas que precisam em momentos cruciais, em momentos de emergência ", disse ele.
Cerca de 400 pessoas participaram do evento, que tem como objetivo treinar e informar os brigadistas das empresas coligadas, assim como profissionais e estudantes. As palestras "APH no Salvamento Veicular", apresentada pelo Enfermeiro Marco André Theodoro; e "Múltiplas Vítimas, qual o melhor tratamento?", ministrada pelo Tenente do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, Alexandre José Rovay, abriram as atividades da manhã.
Em seguida, todos os participantes dirigiram-se a área da Quadra Poliesportiva, onde foi realizado um Simulado de Emergência com o objetivo de apresentar a estrutura operacional do PAM, disponível para o controle de emergência na região de Araras. A ação envolveu 20 vítimas, de diferentes gravidades - alunos do curso de Enfermagem da FHO e da ETEC Pref. Alberto Feres, maquiados pela equipe da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE/FHO); 56 brigadistas; 4 enfermeiros; 2 técnicos de enfermagem; 1 médico; 6 ambulâncias e 1 caminhão de bombeiro das empresas Usina BioSev (Leme), Usina São João, Usina Santa Lucia, Nestlé, DPA/Nestlé, Sonoco Embalagens, Sonoco do Brasil, Sucorrico, ITW Chemical, LL Audio, Citrosuco, Cutrale e Usina São Martinho; além das viaturas e equipes do SAMU Araras e do Corpo de Bombeiros de Araras.
O PAM - Plano de Auxílio Mútuo de Araras e Região teve início oficial na cidade de Araras em 11 de março de 2011, sendo hoje uma associação de defesa de direitos sociais sem fins lucrativos, composta por mais de 20 empresas e com a participação de entidades públicas que visam a atuação de forma conjunta nas ações de contenção de emergências, mediante a utilização de recursos humanos e materiais, colocando-se à disposição do plano e sob coordenação do Corpo de Bombeiros.
A associação tem como princípios de atuação: compartilhar, integrar e otimizar recursos humanos e materiais entre as empresas coligadas; apoiar o Corpo de Bombeiros; proporcionar aprimoramento técnico e integração entre os participantes e o conhecimento integrado dos riscos potenciais de cada empresa; Definir ações rápidas, eficientes e coordenadas para o caso de atendimentos de emergência (incêndios e explosões, vazamento e derramamento de produtos químicos, acidentes envolvendo transporte de trabalhadores com múltiplas vítimas, incêndios em canaviais e matas).
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339