Terça-Feira - 19 de novembro de 2019
Alunos da Biologia visitam o Quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira

Dona Maria, Seu Dito, Dona Neire e Seu Donizete. Esses são alguns dos ilustres membros da comunidade quilombola de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, com quem os alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas da FHO tiveram o prazer de compartilhar um fim de semana de imersão e aprendizado, em outubro. "A viagem foi extremamente rica e engrandecedora para minha formação como pessoa e profissional. Conviver com uma comunidade tradicional me trouxe conhecimentos que ultrapassam o âmbito acadêmico. Além disso, a viagem me proporcionou uma reflexão sobre o que é necessário para ser feliz", contou a aluna Lorena Laís Sala.

O quilombo Ivaporunduva é a comunidade mais antiga do estado de São Paulo, formado no século XVI, após a dona da terra falecer e deixar a propriedade sem herdeiros. A comunidade persistiu por todos esses anos e vive da agricultura tradicional - por meio do cultivo do arroz, mandioca, feijão, milho e verduras, e do plantio e venda da banana orgânica, da produção de artesanatos e do turismo local. "Nessa última viagem de campo dos nossos alunos veteranos, queríamos oferecer uma experiência humana que pudesse transformar a vida destes futuros profissionais. A partir do próximo ano eles estarão atuando em diferentes setores da sociedade e é um belo diferencial apresentarmos ao mercado profissionais que, além de competentes, sejam conscientes e respeitosos das diferenças que permeiam nosso povo brasileiro e nossa cultura", explicou a prof. Daiane Carreira.

Para o aluno Guilherme Fernandes, os três dias de viagem proporcionaram uma completa imersão em outra realidade "Pudemos vivenciar um pouquinho do cotidiano do Quilombo e participamos de tudo um pouco em suas atividades rotineiras. Um pessoal espetacular com uma simplicidade sem igual. Tenho certeza que essa foi uma das viagens que mais acrescentou para o curso e que as próximas turmas irão sentir o mesmo. Só tenho a agradecer por essa oportunidade".