Terça-Feira - 12 de novembro de 2019
Alunos da Biologia visitam o maior continuum de Mata Atlântica do Brasil

De 19 a 22 de setembro, alunos do 3º ano do Curso de Ciências Biológicas da FHO participaram de viagem de campo ao Parque Estadual de Intervales acompanhados pelos professores João Pedro Bernardes e Daiane Carreira. ''A área que abriga o parque é considerada o maior continuum de Mata Atlântica do Brasil, com espécies-chaves para a manutenção do ecossistema, como as jacutingas (ave de grande porte, endêmica da Mata Atlântica, responsável por dispersar várias espécies, como o palmito juçara), as antas (o maior mamífero terrestre que temos), os muriquis (maior primata das Américas) e a onça pintada (nosso grande predador de topo, responsável por controlar a população de presas na floresta)'', explicou a Profª Daiane.

Além da fauna e flora exuberante, o parque conta com inúmeras cachoeiras, cavernas e trilhas, utilizadas pelos futuros biólogos como um laboratório a céu aberto. "A viagem para intervales nos tocou o coração. Que lugar incrível e cheio de riquezas! Passamos três dias com pessoas maravilhosas e cheias de conhecimento para nos passar. E o que trouxemos de lembrança? As fotos, memórias, risadas e todo o carisma... A melhor lente que temos são os nossos olhos e, além de registrar os momentos, devemos aproveitá-los, pois são únicos", relatou a aluna Beatriz Graziane.

Durante a viagem, além do reconhecimento do Bioma, os alunos desenvolveram projetos científicos supervisionados pelos professores. Desde a elaboração em sala de aula, a coleta de dados no parque e a interpretação dos resultados, os alunos são orientados a pensar e elaborar questões científicas desafiadoras sobre o tema em ecologia e conservação.