Segunda-Feira - 04 de novembro de 2019
10ª Semana de Engenharia: alunos de Iniciação Científica apresentam trabalhos durante o evento

Na última semana aconteceu na FHO a 10ª Semana de Engenharia. O evento, que tem como objetivo complementar a formação dos alunos e despertar neles o interesse em se manterem atualizados e preparados para o mercado de trabalho, contou com a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica de 17 alunos do Núcleo de Engenharia.

Os projetos apresentados foram ou estão sendo orientados por professores que trabalham nas mais diversas áreas das engenharias e a seção foi conduzida pela Profª Dra. Aline Damasceno Pellicani, que ficou encantada com os projetos e com a participação dos alunos.

De acordo com o Prof. Dr. José Erinaldo da Fonseca, responsável pelo Grupo de Pesquisa da Engenharia, este resultado é fruto do apoio que o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Gradução da FHO, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marreto Esquisatto tem direcionado para a Engenharia e do intenso trabalho que os professores têm realizado para incentivar e despertar nos alunos o desejo pela pesquisa.

A seguir estão listados os respectivos trabalhos apresentados durante o evento:

1) Karen Braga - Engenharia Química

Orientadora: Profa. Dra. Aurora M. G. F. Souza
Projeto: Avaliação da contribuição dos geradores de energia do campus do Centro universitário Hermínio Ometto - Uniararas na formação de ozônio troposférico.

2) Thabata Borges - Engenharia Química

Orientadora: Profª Dra. Aurora M. G. F. Souza
Projeto: Possibilidades de implantação de produção mais limpa na fabricação de gelatos comestíveis.

3) Larissa Gonçalves Moraes - Engenharia de Produção

Orientadora: Profª Dra. Ivana Salvagni Rotta
Projeto: Análise estratégica do setor canavieiro.

4) Maurício Machado Corceti - Engenharia de Produção

Orientadora: Profª Dra. Aline Damasceno Pellicani
Projeto: Energia fotovoltaica em propriedade rural: vale a pena?

5) Everton Rodrigo A. Santos, Murilo Dias Ramos, Taís Latarini e Maurício Machado Corceti - Engenharia de Produção

Orientadora: Profª Dra. Aline Damasceno Pellicani
Projeto: Telecomunicações no Brasil: Uma análise econômico-financeira do setor.

6) Augusto R. G. Goes - Engenharia de Produção

Orientadora: Profª. Dra. Aline Damasceno Pellicani
Projeto: Composição de conselho de administração e direção executiva de empresas de capital aberto: um estudo temporal sobre a presença de engenheiros nesses comitês.

7) Daiane Campiol Mandaio - Engenharia Civil

Orientadora: Profª Dra. Claudia Gibertoni
Projeto: Potencial da cinza do bagaço de cana de açúcar na confecção de argamassas.

8) Rafaela F. Theodoro - Engenharia Civil

Orientadora: Profª Dra. Claudia Gibertoni
Projeto: Piso permeável de concreto com materiais reciclados.

9) Cássia Beatriz Bonatto - Engenharia Química

Orientadora: Profª Dra. Mariza Campagnolli C. Nardi
Projeto: Desenvolvimento de uma proposta de atividade experimental didática sobre a descoberta da cromatografia.

10) Larissa Mirela M. Camargo - Engenharia Química

Orientadora: Profª Dra. Mariza Campagnolli C. Nardi
Projeto: Análise de nutrientes do solo utilizado para a monocultura da soja submetido à reposição de nutrientes através do uso de fertilizantes.

11 ) Ana Carolina F. A. Torati - Engenharia Química

Orientadora: Profª Dra. Mariza Campagnolli C. Nardi
Projeto: Aplicação de análises físico-químicas para avaliar a qualidade de amostras das principais marcas de cerveja pilsen produzidas no Brasil.

12) João Lucas Ferreira - Engenharia Mecânica

Orientador: Prof. Me. Marcio Rodrigues Sabino
Co-Orientador: Prof. Dr. José Camilo Barbosa
Projeto: Estudos de sistemas com massa variável: Aplicação na dinâmica dos foguetes com propulsão de água e ar.

13) Talissa Koyama - Engenharia Química

Orientador: Prof. Dr. José Erinaldo da Fonsêca
Projeto: Desenvolvimento de textos complementares de física, para o ensino de engenharia, baseado na metodologia PBL.

14) Gabriel B. Domingues, Helder P. Silva - Engenharia Civil

Orientador: Prof. Dr. José Erinaldo da Fonsêca
Co-Orientador: Prof. Me. Paulo Lúcio R. Junior.
Projeto: Um estudo sobre o potencial das cinzas do coco verde na confecção de concretos e argamassas.