Quarta-Feira - 23 de outubro de 2019
15ª Feira das Profissões: alunas do Colégio Puríssimo apresentaram prótese 3D no estande dos cursos de Engenharia

Durante a 15ª Feira das Profissões, realizada no mês de setembro, na FHO, as alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Puríssimo, de Rio Claro (SP), Cláudia Franzin, Gabriela Buccioli e Leila Aiko, apresentaram aos visitantes do evento a prótese desenvolvida em impressora 3D para Daniel da Silva, de 22 anos.

Tocadas com a história de Daniel - que teve a perna direita amputada em um acidente de trabalho com um trator na região rural de Corumbataí - as alunas, juntamente com o professor de Física responsável pelo Espaço Maker do Colégio, Filippi Ongarelli, e com as estudantes do 3º ano, Ana Júlia Bertolini e Ana Júlia Silva, escreveram um artigo científico e iniciaram o projeto.

A partir daí uma parceria foi estabelecida entre o Colégio e a FHO | Fundação Hermínio Ometto para a doação de alumínio aeronáutico e a usinagem no CNC de peças que integraram a prótese. Após meses de muito trabalho, a prótese foi entregue à Daniel no dia 16 de setembro, sob muita emoção.

Na FHO, as alunas apresentaram os detalhes de concepção e execução do projeto no estande do curso de Engenharia Mecânica, mostrando que a curiosidade e determinação para a resolução de problemas e a vontade de ajudar o próximo são aliadas imprescindíveis. "Em junho, as alunas participaram das atividades do Congresso Científico, o que foi fundamental para agregar conhecimentos e ajudá-las a vislumbrar possibilidades de relacionamento entre cursos e áreas distintas. E agora, na Feira das Profissões, elas puderam ter contato a experiência de apresentação do projeto para alunos e professores, outro grande aprendizado", comentou o Coordenador do Núcleo Comum dos cursos de Engenharia da FHO e professor do Colégio Puríssimo, Me. Huemerson Maceti.

Com informações Colégio Puríssimo
Fotos: Colégio Puríssimo | FHO