Quarta-Feira - 23 de outubro de 2019
Um jeito diferente de compartilhar conhecimento científico

Em maio deste ano, a cidade de Araras/SP recebeu a 1ª edição do festival Pint of Science, que propõe à pesquisadores saírem das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas, facilitando o compartilhamento do conhecimento científico com a comunidade. Na ocasião, a professora da FHO, Dra. Maíra Felonato Mendes, apresentou a palestra "Afinal, o que é ciência?" e abordou, entre outros assuntos, a importância da ciência para o desenvolvimento das vacinas e da imunização da população.

A partir deste primeiro encontro, os organizadores do evento (Centro de Ciências Agrárias da UFSCar) idealizaram a realização de um novo evento itinerante de divulgação científica no município: o "Porção de Ciência".

De acordo com o professor da FHO | Fundação Hermínio Ometto, Dr. Matheus Mantuanelli Roberto, que também integra a comissão organizadora, "o evento será sempre realizado através de encontros mensais, em diferentes dias da semana, que acontecerão em estabelecimentos alheios ao meio acadêmico, como bares, restaurantes, cafés e pizzarias, com o objetivo de levar a ciência à população, para apresentá-la e discutí-la de uma forma descomplicada, descontraída e interativa".

A primeira edição do "Porção de Ciência" aconteceu no dia 28 de agosto, com a presença do Prof. Dr. Philip Gerrish, da Universidade de Atlanta (EUA), e a 2ª edição ocorreu no dia 21 de setembro, com o Prof. Dr. Renato Montagnolli, docente da UFSCar Campus Araras/SP. Nesse último encontro, foi abordado o tema "Uma faxina ambiental - bactérias que arrumam a nossa bagunça e limpam o nosso lixo".

Vale ressaltar que os eventos são destinados à toda a comunidade e a entrada é gratuita (o participante arca apenas com aquilo que consumir no local).

Sb