Quarta-Feira - 16 de outubro de 2019
Campeonato de Lançamento de Rocketpet: SESI Leme é o vencedor da segunda edição do evento

No dia 09 de outubro, a FHO realizou - por meio do projeto FHORocket, dos cursos de Engenharia, o 2º Campeonato de Lançamento de Rocketpet. Sucesso entre os participantes da primeira edição, o evento, destinado a escolas públicas e particulares de Araras e região, reuniu equipes da E.E. Carlota Fernandes de Souza Rodini, SESI Mogi-Guaçu, E.E. Vicente Ferreira dos Santos, ETEC Deputado Salim Sedeh, E.E. Profª Judith Ferrão Legaspe, ETEC Prefeito Alberto Feres, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), E.E. Yolanda Sales Cabianca, E.E. Cesário Coimbra, Colégio Objetivo de Araras e SESI Leme.

A abertura das atividades contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes; do Coordenador do Núcleo de Engenharias, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho; do professor responsável pelo Projeto FHORocket, Dr. Dawson Tadeu Izola; e de toda a equipe Rocket.

A competição consiste no lançamento de foguetes com propulsão de água, construídos somente com garrafas PET de 2l, fita adesiva transparente, papelão ou papel cartão e bexiga. Este ano, o lançamento foi alterado para 45 graus vertical, com o objetivo de registrar uma altitude para pressão de pressurização de 6 atm.

No dia do evento, cada equipe teve direito a dois lançamentos, com seu alcance aferido por um altímetro e três cronômetros, monitorados pela comissão organizadora. "O Alcance foi registrado com uma combinação entre os tempos de voo (média) e o altímetro para a primeira sequência de voos. Na segunda sequência de voo usamos apenas o tempo. Contamos com apoio da BAR - Associação Brasileira de Minifoguetes, que nos emprestaram quatro altímetros, e com a ajuda do professor da FHO, Márcio Sabino, que também nos emprestou dois altímetros. Os valores de altitudes registrados serão uma marca do nosso campeonato, por enquanto. Vale ressaltar que não há registros de recorde brasileiro de altitude de foguetes de garrafa PET", explicou o Prof. Dr. Dawson.

O resultado do Campeonato foi:

1º lugar: Sesi Leme, com alcance de 120,43 m

2º lugar: Colégio Objetivo de Araras, com alcance de 113,25 m

3º lugar: E.E. Cesário Coimbra, com alcance de 111,6 m

De acordo com o Prof. Dr. Dawson, as atividades educativas são uma ferramenta de ensino poderosa, tanto na motivação quanto no uso de técnicas e fundamentos de ciências. "Os alunos aprendem brincando um determinado assunto. Portanto, promover uma competição com foguetes de água, por mais simples que possa ser, é na verdade instigar o aluno para o tema. Ele vai acabar procurando mais informações sobre foguetes, sobre o espaço, sobre ciência e sobre a engenharia. O funcionamento de um foguete de água envolve modelos matemáticos extremamente sofisticados e pode ser continuado em uma Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado e até Doutorado", comentou.

Ano que vem, a equipe FHORocket promete novidades no evento: "vamos aumentar a pressão de pressurização e pretendemos fabricar os nossos próprios altímetros". Contamos com a participação de todas as escolas novamente!

Sobre o Projeto FHORocket

Projeto extracurricular que trata da construção de foguetes para competições nacionais e internacionais, com foco no Festival de Minifoguetes de Curitiba e na Competição Brasileira Universitária de Foguetes - COBRUF, com o intuito de popularizar os foguetes no Brasil.