Segunda-Feira - 14 de outubro de 2019
XIV Semana da Biologia: roda de conversa sobre vivências étnicas foi um dos destaques do evento

No dia 05 de setembro, o curso de Biologia da FHO promoveu a Roda de Conversa ''Vivências Étnicas'' durante a XIV edição da Semana de Estudos da Biologia. A atividade, considerada um dos destaques em relação ao tema do evento deste ano: "Dimensões Humanas: valorizando as diversas formas de saberes", reuniu representantes de diversas etnias ameríndias - universitários da UFSCar - Campus Araras dos cursos de Biologia, Agroecologia, Agronomia e Biotecnologia - que compartilharam com o público presente alguns dos costumes de suas aldeias e grupos de origem.

Mais de 260 pessoas participaram da Roda de Conversa, que contou ainda com a presença da Profª Ma. Thereza Cristina Utsunomiya Alves, grande incentivadora e parceria do evento. O momento foi de muita aprendizagem e troca de experiências entre convidados, alunos e visitantes. Além de contarem sobre seus costumes originais e os conflitos enfrentados ao se depararem com novas realidades ao ingressarem no ensino superior, os ameríndios também compartilharam histórias de superação e enfrentamento, encerrando a conversa com a apresentação de materiais confeccionados por eles mesmos e demonstrando danças típicas.

O professor da FHO, Diógenes Rafael de Camargo, falou sobre a importância desta oportunidade para os alunos. "Trazer em um evento acadêmico representantes ameríndios que também estão dentro da academia, tê-los como protagonistas, é sensacional. Os alunos da Biologia tiveram o privilégio de poder falar sobre a temática socioambiental com povos que têm a floresta como suas casas, um verdadeiro compartilhamento de diferentes formas de conhecimentos humanos sobre a natureza. Momento ímpar na história do curso de Biologia da FHO!".