Alunos do curso de Pedagogia do Polo a distância de Ferraz de Vasconcelos receberam a palestrante, educadora, psicopedagoga e consultora educacional, Tatiane Nazaré Ferreira Canelhas,para compartilhar suas experiências sobre as Fases e Hipóteses da escrita, bem como ministrar atividades práticas quanto a aplicação da sondagem.
Durante o curso, a educadora exemplificou o papel do professor alfabetizador como um investigador que deve observar atentamente o que cada aluno da sala sabe sobre o sistema de escrita antes de começar o planejamento das atividades, explicando que esse trabalho é chamado de Sondagem de hipótese de escrita e buscando, a partir desta, acompanhar os avanços das crianças na fase da alfabetização.
A sondagem funciona como um diagnóstico sobre quais e quantos alunos se encontram em cada hipótese de escrita (pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética). Com este diagnóstico, o professor pensa em agrupamentos produtivos, unindo crianças que se encontram em hipóteses de escrita próximas e planejando as atividades adequadas para que todas avancem até se tornarem alfabéticas e possibilitando um aprendizado transformador na alfabetização.
De acordo com a tutora do grupo, Solange Pedroso Pires, os ensinamentos foram muito proveitosos para as alunas. "O que mais chamou atenção delas foi o material disponibilizado pela palestrante, um guia de orientações sobre como realizar a Sondagem, facilitando a aprendizagem prática da atividade de forma esclarecedora e dinâmica".
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339