Quinta-Feira - 03 de outubro de 2019
Projeto de Recuperação Ambiental tem início no Campus da FHO

Todos os anos, durante o segundo semestre, alunos do 5º ano de Biologia desenvolvem projetos de restauração ambiental orientados por professores do curso. O que ficou conhecido como Projeto Integrador, busca agregar conhecimentos das disciplinas "Microbiologia Ambiental", "Ecotoxicologia", "Biologia de Ambientes Aquáticos" e "Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas" na aplicação de um Projeto de Recuperação Ambiental (PRAD), uma exigência de órgãos ambientais para a realização de Licenciamentos Ambientais e importante área de atuação para os futuros profissionais.

Ao longo do semestre, os alunos desenvolverão diversas atividades práticas de planejamento e elaboração de relatórios técnicos. O trabalho teve início com a determinação das áreas de estudo, que servirão de cenário para diversas metodologias de restauração aplicadas.

Durante a atividade, os alunos marcaram a área, identificaram as espécies vegetais e também elencaram atividades de manejo, como controle de espécies exóticas, que deverão ser realizadas. "O Projeto Integrador permite que nossos futuros biólogos conheçam todas as etapas práticas, técnicas e teóricas que irão compor um Projeto de Recuperação Ambiental, que garante que as áreas degradadas ou impactadas sejam recuperadas e o ambiente possa voltar, pouco a pouco, a recuperar sua integridade ecológica. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos irão conhecer e desenvolver diversas práticas, desde a coleta e análise de água e solo, implantação de métodos para restauração florestal, aplicação de técnicas de manejo, até elaboração de um relatório técnico, semelhante aos que os órgãos de Licenciamento Ambiental irão solicitar", contou a professora Daiane Carreira.