Quarta-Feira - 02 de outubro de 2019
Campanha Setembro Amarelo do município contou com a participação de alunos de Psicologia da FHO

De 11 a 14 de setembro, estudantes do curso de Psicologia participaram da Campanha Setembro Amarelo: ''Todos pela Valorização da Vida'', uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Araras, realizada com o apoio da AEHDA (Associação de Educação do Homem do Amanhã de Araras), do Interact Club de Araras e da FHO | Fundação Hermínio Ometto, através do Curso de Psicologia.

Os estudantes permaneceram na Praça Barão de Araras realizando Escutas Comunitárias, com abordagens de conscientização e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto, com o intuito de promover o debate e a conscientização sobre a prevenção de suicídios.

A experiência foi muito enriquecedora para a formação dos estudantes, à medida em que puderam vivenciar o contato com a comunidade e com profissionais da rede, o que possibilitou maior conhecimento e manejo de algumas situações que vão enfrentar na prática profissional. De acordo os alunos, o papel da panfletagem contribuiu para ajudar na informação da população que, em alguns casos, nem sabia o motivo da Campanha e desconhecia a rede de suporte à saúde mental dos munícipes, ofertada na cidade de Araras.

Um coletivo de psicólogas e estudantes intitulado "Grupo de Voluntários do Setembro Amarelo" também participaram da ação. A iniciativa, do estudante de Psicologia da FHO, Bruno Martins, e da psicóloga, Karina Orzari do Nascimento, conta atualmente com 12 voluntários, que têm como objetivo oferecer plantões psicológicos com objetivo da escuta, acolhimento e encaminhamento das queixas trazidas pelos munícipes, com a supervisão de profissionais registrados no Conselho Regional.