Quarta-Feira - 02 de outubro de 2019
Equipe da FHO recebe a representação do Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Araras

A vontade de ajudar as pessoas e o desejo de formar um grupo para desenvolver relacionamento com a comunidade de Araras/SP, despertou em alunos e professores do Núcleo de Engenharia da FHO o interesse em promover uma ação solidária. O projeto "Engenheiros Solidários" foi pensado em consonância com alguns dos valores da organização Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil), como voluntariado, altruísmo e trabalho em equipe.

O resultado da ação, realizada no primeiro semestre deste ano, foi expressivo: além de arrecadar mais de 1.700 itens de higiene pessoal, que foram doados para a E.E. Dr. Maximiliano Baruto, em Araras/SP, a iniciativa também contribuiu para a melhoria das práticas de planejamento e desenvolvimento da equipe, integrando os envolvidos e a comunidade local. "Nossa primeira campanha foi surpreendente, além de ter nos proporcionado aprendizados e uma importante interação entre os integrantes. Foram meses de preparativos e durante este tempo a nossa equipe teve o apoio da faculdade, de alunos e professores, o que foi muito gratificante e de suma importância para que conseguíssemos atingir os objetivos", disse um dos integrantes.

A partir disso, a equipe da FHO recebeu do ESF-Brasil a representação Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Araras (Núcleo em Experiência) - único no município - um reconhecimento que demonstra o impacto do trabalho realizado e da capacidade de contribuição do grupo para a sociedade. "Na etapa de experiência esperamos desenvolver mais trabalhos em Araras, para criarmos uma base forte e conhecida no município e demostrarmos que estamos à disposição para desenvolver atividades que possam criar um mundo mais justo e humano", disseram.

Núcleos em experiência são aqueles que estão em fase inicial, desenvolvendo um projeto piloto, estruturando-se juridicamente e criando um senso de pertencimento de rede, para se tornarem oficiais. Durante este período, que tem duração máxima de seis meses, a equipe irá desenvolver um segundo projeto, em parceria com a mesma escola: a construção de uma cisterna de captação e armazenagem de águas pluviais, visando o reaproveitamento de recursos naturais para a limpeza e a conscientização sobre o uso da água, sem desperdícios.

A equipe recebeu a notícia com muito orgulho. "Este é um ano marcante para a FHO e para todos nós. Estamos buscando fazer parte dessa rede e trabalhar com melhorias para a sociedade, unindo a Instituição, por meio dos alunos, com a comunidade. As atividades do ESF são 100% voluntárias e, além do desenvolvimento de projetos, vamos nos estruturar e buscar parcerias com outras entidades e núcleos da região após a oficialização. Além disso, as ações promovem desenvolvimento para todos os envolvidos: os alunos têm a oportunidade de aplicarem conceitos aprendidos na graduação e desenvolverem aptidões pessoais trabalhando em equipe; e a sociedade é beneficiada com melhorias propostas pelos variados tipos de projetos que podem ser realizados. Buscaremos trabalhar com qualidade e impactar ainda mais o município Araras".

Atualmente, a equipe Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Araras é composta por 17 membros e coordenada pela professora da FHO, Ma. Glaucia Jardim Pissinelli. Além dos membros fixos, há participações de outros alunos colaboradores e voluntários.

Segundo o coordenador do Núcleo de Engenharias, Me. William Douglas Paes Coelho, o Engenheiros sem Fronteiras Núcleo Araras tem como meta o cumprimento da missão dos cursos de engenharia da FHO de levar conhecimento e transformar positivamente a comunidade, pois seus membros atuam como agentes de transformação para garantir o impacto social.

Sobre o Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

O ESF-Brasil é uma organização que tem como Missão "promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia", impactando comunidades locais por meio de projetos relacionados a quatro eixos: Educação, Gestão e Empreendedorismo, Infraestrutura e Assistência Básica e Sustentabilidade.

A ONG integra a rede Engineers Without Borders - International (EWB-I), presente em 65 países ao redor do mundo e, através do Pacto Global, desenvolve todos os projetos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Atualmente, a ESF-Brasil conta com cerca de 2 mil voluntários, 500 projetos concluídos e mais de 60 mil vidas impactadas.