Sexta-Feira - 13 de setembro de 2019
Professor apresenta trabalhos no IV SELLITCON/V Simpósio do PROFLETRAS e no 2º Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba

Em agosto, o professor da FHO, Me. Pedro Panhoca da Silva, participou de novos congressos científicos com a apresentação de trabalhos na área da Literatura. Durante o IV SELLITCON (Seminário de Estudos Literários e Literatura Brasileira Contemporânea) / V Simpósio do PROFLETRAS, realizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Cornélio Procópio (PR), Pedro apresentou três trabalhos:

"Ficção Interativa Juvenil: a importância da série Choose Your Own Adventure (1979-1998)", que aborda como a primeira série best-seller de ficção interativa influenciou outras séries e escritores de literatura híbrida;

"O poder da ilustração nos livros-jogos", que apresenta como um grande investimento em qualidade gráfica coloca a série Fighting Fantasy - pioneira nos livros-jogos - em destaque sobre as demais no quesito visual;

"The theater tree: a combinatory play - Uma peça interativa e seu pioneirismo", fruto de um estudo comparativo entre a peça teatral, em que a plateia decidiria como a narrativa prosseguiria, e as aventuras-solo, pequenos textos publicados em revistas ou livretos em que o leitor escolhe como a narrativa continua.

Já na 2ª edição do SELIV (Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba), evento promovido pelo Instituto Federal de São Paulo, apresentou o trabalho "Transparência interativa bilateral: o livro-jogo europeu para o Brasil e o livro-jogo brasileiro para o mundo", que inclui um breve histórico da chegada do livro-jogo ao Brasil e como o país está começando a exportar este tipo de produto para o exterior, em virtude da recente profissionalização e seriedade atribuídas as produções nacionais.

Chuva: 67% (17 mm)