Segunda-Feira - 19 de agosto de 2019
Novo prédio de salas de aula recebe o nome de Dr. Lauro Michielin, um dos fundadores da FHO

Na manhã do dia 10 de agosto, a FHO | Fundação Hermínio Ometto prestou mais uma emocionante homenagem, in memorian, a um de seus fundadores: o prédio de salas de aula recém-inaugurado no Campus, passa a ser denominado, Prédio "Dr. Lauro Michielin".

A solenidade contou com a presença de integrantes do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto; do Conselho de Curadores e do Conselho Universitário (CONSU); de dirigentes; coordenadores de curso e responsáveis pelos setores administrativos da Instituição, além de familiares e amigos de Dr. Lauro Michielin.

Nascido em 1919, Dr. Lauro foi advogado, escritor e professor de sociologia. Participou da criação do Sanatório "Antonio Luiz Sayão" e esteve presente na origem da FHO, há 46 anos, redigindo a Ata da 1ª Assembleia Geral, os Estatutos da Fundação e integrando o primeiro Conselho Superior. Casado com Aparecida Krepischi Michielin, teve dois filhos, Luiz e Antônio. Faleceu em 24 de junho de 1975, aos 55 anos.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Álvares Leite, apresentou alguns dos acontecimentos que levaram à criação da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras - a antiga FRESA, e a importância da visão de Dr. Hermínio Ometto, Prof. Jair Della Coletta, Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin.

"Nossa fundação recém-constituída nasce da vontade dos instituidores, que gravaram nos estatutos da entidade a determinação de criarem uma universidade sem fins lucrativos, filantrópica, voltada ao bem comum, voltada ao bem da nossa comunidade. E quem expressou essa vontade em palavras, em nosso Estatuto, foi o Dr. Lauro Michielin. E é exatamente a afirmação dessa vontade, expressa lá nos anos 70, que todos nós, dirigentes da Instituição, professores, funcionários, alunos, temos obrigação de cultuar e está expressa em nossa missão. Ela beneficia, além das atividades de Ensino e Pesquisa, ações em favor do desenvolvimento e bem-estar da comunidade e do meio ambiente".

Segundo o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes, Dr. Lauro sonhava com a criação de uma Universidade. Semeou a semente com cuidado e carinho, mas não viu a árvore crescer.

"Ele nos deixou muito cedo, sem poder ver o que ajudou a construir. A semente dispersa pelas suas mãos gerou uma árvore frondosa. Nos tornamos Centro Universitário. E dela hoje brotam 23 frutos, feitos cursos de graduação, guardando em cada um deles novas sementes em formato de gente, nossa maior riqueza, nossos alunos. Hoje um prédio repleto de salas de aula recebe o nome dele. Para todos nós, se eterniza a inspiração de um homem, de um professor, de um escritor, mas acima de tudo um idealista e sonhador, que capturou no seu coração as emoções que as mãos, cuidadosamente, transformaram em letras. Esta obra é mais que um prédio, é um pilar de sonhos realizados, que sustenta a nossa história e que exalta o reconhecimento e o agradecimento de toda a nossa comunidade universitária".

Em um discurso emocionado, Sr. Antônio Michielin, filho de Dr. Lauro, expressou em lindas palavras a importância deste momento para a família.

"A obra monumental da FHO, que hoje contemplamos, estupefatos e orgulhosos, só foi possível se consumar através do esforço no ideal, de pessoas de valor e boa vontade, como o nosso devotado pai. De indivíduos iguais a nós, de carne e osso, que lutaram e se dedicaram para que isso se tornasse possível". (...) Um polo de saber que cresce e se agiganta sem parar. Que a todos nós orgulha, servindo de exemplo de união no bom combate. Obrigado, de coração, aos diletos amigos da FHO por esse inesquecível ato de amor e reconhecimento".

Após a solenidade, os convidados seguiram para o prédio, onde os filhos, Luiz e Antônio, descerraram o quadro e a placa que eternizam o nome de Dr. Lauro no Campus, onde se lê:

"Pouco valem os títulos que carregamos, os bens de que dispomos e a virtude que aparentamos. Diante de Deus, nossas testemunhas são as nossas obras". (Lauro Michielin, 1951)