Sexta-Feira - 09 de agosto de 2019
Professores têm capítulo de livro aceito para publicação no livro ''Nanomaterials - Toxicity, Human Health and Environment''

Os biólogos Prof. Dr. Matheus Mantuanelli Roberto e Profª. Dra. Cintya Ap. Christofoletti de Figueiredo, professores dos cursos de saúde da FHO que também desenvolvem pesquisas com alunos do curso de Biologia, tiveram capítulo de autoria aceito para publicação no livro "Nanomaterials - Toxicity, Human Health and Environment", da editora IntechOpen (Londres, Inglaterra) - ISBN 978-1-78984-617-1.  A obra contempla como o desenvolvimento da nanotecnologia pode impactar a saúde humana e ambiental e é editada pela Profª. Simona Clichici, da Iuliu Hatieganu University of Medicine and Pharmacy (Cluj-Napoca, Romênia).

O capítulo "How to assess nanomaterials toxicity? An environmental and human health approach" aborda a preocupação em relação à segurança do uso de nanomateriais não apenas para o meio ambiente, mas também para os seres humanos. Apesar das inúmeras aplicações na área médica, farmacêutica/cosmética e tecnológica, as nanopartículas podem exercer efeitos tóxicos aos organismos vivos.

O capítulo está focado na avaliação da possível toxicidade dessas nanopartículas, tanto in vitro como in vivo, revisando e questionando os métodos utilizados atualmente de forma adaptada da toxicologia de substâncias químicas, mas ainda orientando e recomendando formas adequadas de testes para compostos com propriedades tão diferenciadas.