Quarta-Feira - 17 de julho de 2019
Redes de Cooperação do Semesp são destaque na Revista Ensino Superior

As redes de Cooperação do Semesp foram destaque na reportagem ''A Força da Colaboração'' (Revista Ensino Superior, Ano 2019, 2019, nº 239, p. 26-33). Atualmente, 53 instituições de ensino superior integram os grupos, entre elas a FHO | Fundação Hermínio Ometto, uma das primeiras a aderirem ao projeto, juntamente com a Universidade São Francisco, Unifeob (Centro Universitário Octávio Bastos), Unisalesiano Araçatuba (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium), Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Unifipa (Faculdades Integradas Padre Albino) e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Recentemente as instituições passaram por um processo de fusão, tornando-se a Rede Pioneira².

Criadas pelo Semesp em 2016 e inspiradas nas redes colaborativas dos EUA as Redes têm como objetivo estimular a cooperação entre as IES, atuando em conjunto para elevar a qualidade do ensino, melhorar seus processos internos e enfrentar a concentração de mercado. "O pré-requisito para participar das Redes é ter espírito de parceria. Não dá para entrar pensando em levar vantagem. Mais do que ser ajudado, nós queremos ajudar o outro", disse o Diretor Administrativo-financeiro da FHO, Sr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches.

A reportagem ainda apontou alguns dos resultados já obtidos pela Pioneira desde o início das atividades, na área administrativa, acadêmica e de gestão. Entre elas, a parceria firmada entre a FHO e a Unifeob para a oferta de 13 cursos de pós-graduação, a criação da Revista Científica Ensaios Pioneiros e a troca de informações sobre financiamento estudantil, indicadores estratégicos, modelo de Plano de Carreira, modelo de Gestão e Serviços de Wi-Fi e telefonia.

Sb