Terça-Feira - 16 de março de 2010
UNIARARAS - Abertura do primeiro Mestrado Acadêmico em Ciências Biomédicas

No dia 12 de março, o Reitor da UNIARARAS, Prof Dr José Antonio Mendes, abriu oficialmente as atividades do curso de Mestrado em Ciências Biomédicas, dentro do Programa de Pós-graduação da UNIARARAS, dirigindo-se a professores, pesquisadores e mestrandos, enfatizando esta importante conquista do Centro Universitário Hermínio Ometto. O novo curso é o único oriundo de uma Instituição privada dentro da área de Ciências Biológicas II da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES), agência do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação desses cursos no país.

O Reitor também ressaltou que este momento histórico para a Instituição só foi possível graças ao trabalho de vários anos realizado com muita dedicação pela equipe de pesquisadores, coordenados pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Após as palavras iniciais do Reitor, a Profa. Dra. Norma Geruza da Silva Mota, Coordenadora do Curso de Biomedicina da UNIARARAS, ministrou a Aula Inaugural sob o tema "Vivência de um Pesquisador", abrilhantando esse momento tão especial para o Programa de pós-graduação Strictu sensu. A professora compartilhou sua experiência como pesquisadora, que se iniciou na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atual UNESP. Também explanou sobre os pós-doutorados realizados nas áreas de Imunobiologia (New York University), Imunopatologia (Pennsylvannia State University) e Imunorregulação (International Union for Immunological Societies) e sobre o seu trabalho de idealizar e montar o serviço dos laboratórios de Imunologia básica e aplicada, UNESP, Botucatu. Na oportunidade, a Dra. Norma deixou importantes idéias para a reflexão dos mestrandos que iniciam agora a carreira de pesquisadores.

O Mestrado tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento acadêmico-científico, possibilitando a formação de docentes que exercerão suas atividades no ensino superior, e de pesquisadores aptos a investigar os aspectos da saúde humana nas áreas de atuação previstas no Programa. O Mestrado trabalhará duas linhas de pesquisa: "As alterações estruturais e metabólicas em sistemas biológicos" e "Estudos aplicados no controle e prevenção de agravos da saúde".

A coordenadora do mestrado é a Profa. Dra. Gláucia Maria Tech dos Santos, que contará com uma equipe de mais onze professores doutores, que ministrarão as disciplinas e serão os orientadores dos catorze mestrandos matriculados.

A UNIARARAS oferece mais de 50 cursos de pós-graduação em diferentes áreas. O Mestrado em Ciências Biomédicas é o segundo da Instituição e o primeiro acadêmico. O primeiro mestrado da UNIARARAS é profissionalizante, na área da Odontologia, e desde 2002 vem formando Mestres em Ortodontia.

Quinta-feira