Quinta-Feira - 27 de junho de 2019
Membros do Comitê de Ética em Pesquisas da FHO participam de Treinamento da CONEP

Membros do CEP - Comitê de Ética em Pesquisas da FHO participaram de treinamento promovido pela CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e CNS - Conselho Nacional de Saúde, em Bauru/SP. As atividades abordaram temas relevantes em relação ao funcionamento dos CEPs, bem como as condições específicas de funcionamento das atividades dos órgãos, segundo as normas estabelecidas nas esferas nacionais para o desenvolvimento adequado da avaliação e acompanhamento de pesquisas científicas acadêmicas.

Representando o CEP participaram do treinamento a professora Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, a secretária do CEP, Isabela Giongo, e a representante de usuários, Katia Cilene Araújo Mota. As principais temáticas abordadas foram o papel central e a importância dos Comitês de Ética em Pesquisas; a implantação de comitês, condução de reuniões, papéis e funções dos membros dos CEPs; os protocolos e projetos de pesquisas; parecer consubstanciado, encaminhamentos para a CONEP, importância do representante de usuários e relacionamentos entre CEPs.

Para a professora, treinamentos continuados e o contato com membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e do Conselho Nacional de Saúde são extremamente necessários e importantes para que o trabalho desenvolvido nos comitês institucionais possa atingir êxito.

Compõem o CEP - Comitê de Ética em Pesquisa da FHO

• Profª. Dra. Miriam de Magalhães de Oliveira Levada