Terça-Feira - 18 de junho de 2019
14º Congresso Científico: exposição ''Sementes da Esperança'' trouxe mensagens de conscientização e empoderamento para a comunidade

Durante o 14º Congresso Científico - ''Desafios para Construção de um Mundo Sustentável'', a FHO recebeu a exposição ''Sementes da Esperança - Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças'', realizada pela Soka Gakkai Internacional - SGI em parceria com a Iniciativa Carta da Terra Internacional (Earth Charter Initiative - ECI). Mais de 400 pessoas passaram pela mostra, que reúne, em 40 painéis, mensagens de conscientização sobre a relação entre os seres humanos, o meio ambiente e a sociedade, visando o desenvolvimento sustentável.

Traduzida para seis idiomas, a exposição foi vista por cerca de 2 milhões de pessoas, em mais de 30 países e contemplou mais de 180 mil visitantes no Brasil, onde ganhou uma extensão denominada "Ambiências Urbanas - Sujeitos e Ambientes em Constante Transformação". Durante três dias, os visitantes conheceram os princípios da "Carta da Terra", os "17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" da ONU; a seção "Animais em Extinção", destinada as crianças; além de frases que constituem sábias referências para o "Desenvolvimento Sustentável".

Um dos momentos mais inspiradores da exposição, a seção "Pessoas de Atitude" apresenta casos individuais e coletivos de pessoas mudaram a realidade de suas comunidades. "É muito importante para nós tomarmos uma atitude em nível local. Porque, às vezes, quando pensamos em problemas globais, ficamos impotentes. Mas, quando fazemos algo em nível local, nós nos empoderamos". A frase, de Wangari Muta Maathai, professora, vencedora do Prêmio Nobel da Paz (2004) e fundadora do Green Belt Movement (Movimento Cinturão Verde), é apenas um dos exemplos que nos fazem refletir sobre a nossa capacidade de gerar mudanças.

"O poder de mudar o futuro não está nas mãos de alguém especial.
É algo que cabe a cada um de nós".

Sr. Vagner Issami, Vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional

A abertura da 18ª montagem da exposição internacional, realizada no dia 05, pela manhã, na FHO, contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes; do Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr.; da Coordenadora de Comunidade e Extensão da FHO, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini; do Sr. Vagner Issami, Vice-Presidente da BSGI; da professora do curso de Contabilidade, Ma. Raissa Silveira de Farias, responsável pela intermediação entre as Instituições; de associados da BSGI; da Sra. Mônica Lagazzi, representando o Secretário Municipal de Cultura, Sr. João Marcelo Franchozza; além de coordenadores de curso, professores e funcionários administrativos da FHO.

Na ocasião, Dr. Mendes ressaltou a importância deste momento para a FHO. "Quando falamos em meio ambiente e em responsabilidade social, falamos em respeito às pessoas, às futuras gerações e em desenvolvimento sustentável. Como uma instituição sem fins lucrativos, voltada única e exclusivamente para fazer o bem, estamos muito felizes de receber esta exposição, apresentada pela BSGI, que comunga dos mesmos ideais que a FHO. Que cada um de nós, ao passarmos nestes painéis, possa guardar dentro do coração as mensagens que estão aqui", disse ele.

Antes do corte da fita inaugural, Sr. Vagner agradeceu, em nome dos associados da BSGI. "Esta exposição foi concebida com o objetivo de apoiar e divulgar a década das Nações Unidas para a educação e o desenvolvimento sustentável e expandir e fortalecer o círculo de solidariedade formado por pessoas que apoiam e ajudam a edificar a sociedade planetária sustentável, por meio de ações efetivas em seu cotidiano. Elas são sementes rumo a um futuro de esperança plantada a nossa volta. Um dia certamente produzirão frutos de mudanças positivas e reais, que beneficiarão o mundo", comentou. "A realização desta exposição em meio acadêmico e como parte do Congresso Científico eleva ainda mais o seu significado e a importância de sua mensagem. Desejamos unir nossas forças para despertar, incrementar e expandir o empoderamento das pessoas, para que elas possam trabalhar juntas na construção de uma sociedade planetária sustentável, aspirações das quais a FHO e a BSGI compartilham".

Quinta-feira