Terça-Feira - 18 de junho de 2019
No Dia Mundial do Meio Ambiente, FHO deu início ao 14º Congresso Científico: ''Desafios para Construção de um Mundo Sustentável''

Em 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, maior evento das Nações Unidas para incentivar o compromisso mundial com a proteção do meio ambiente e do planeta. Foi nesta mesma data que a FHO | Fundação Hermínio Ometto deu início às atividades de seu 14º Congresso Científico, que este ano passou a adotar como tema os "Desafios para Construção de um Mundo Sustentável" e contou com mais de 4.200 inscritos.

Realizado por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão, o evento celebrou o início das primeiras ações da FHO em consonância com seu reposicionamento para a sociedade e o meio ambiente, anunciado no início de abril, e teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os participantes para que se tornem agentes transformadores na busca pelo desenvolvimento sustentável. "Diante das inúmeras ameaças a que o nosso planeta está sujeito e de uma sociedade que sofre tantas formas de opressão, torna-se vital para nossa sobrevivência a adoção de uma nova postura, que considere em igualdade de importância as questões financeiras, sociais e ambientais. Acreditamos no poder da educação e na sua capacidade de gerar mudanças e incorporamos, no tema do Congresso, a oportunidade de refletirmos sobre a nossa atuação como cidadãos e como agentes de transformação da sociedade".

Durante três dias, alunos, professores e demais profissionais da área discutiram em assuntos relacionados aos cursos oferecidos pela Instituição e conectados com o tema central do evento: a sustentabilidade. Para isso, além das mais de 200 palestras, mesas redondas e oficinas, a programação também contou com as exposições "Sementes da Esperança" e os "17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", e com a presença de profissionais de destaque na área, como o Prof. Dr. Ricardo Abramovay, com a palestra "Sustentabilidade, o mais importante valor do século XXI", e a advogada Daniela Leite, criadora do projeto social "Comida Invisível".