Podemos dizer que o sonho do Dr. Hermínio Ometto, do Prof. Jair Della Coletta, do Dr. Roberto Mercatelli e do Dr. Lauro Michielin não ganharia forma, corpo e cor se abnegados amigos idealistas, como Dr. Enio, não permanecessem fieis aos projetos e aspirações sonhados na década de 70. "Dr. Enio conviveu e ajudou na construção dos sonhos idealizados pelo Dr. Hermínio. Enquanto médico, reconhecido e admirado por todos em nossa cidade, com tantos compromissos e responsabilidades diários, encontrou tempo para participar de forma voluntária como Conselheiro da Fundação e, há mais de quatro décadas, participa, orienta e promove, através do ensino, outro lado de compartilhamento de boas obras. Por isso, Dr. Enio pode também ser considerado um ser especial", disse o Prof. Dr. José Antonio Mendes, Reitor da FHO.
Nascido em 03 de novembro de 1928, em São Sebastião da Grama (SP), Dr. Enio foi casado com Dna. Therezinha, pai de quatro filhos, avô e bisavô. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1953, Dr. Enio dedicou-se, por mais de 60 anos, à saúde da população ararense e, por 45 anos, à educação, através do trabalho voluntário que exerceu na Fundação Hermínio Ometto. Aqui, participou do Conselho de Curadores e do Conselho Superior, chegando à Presidência da FHO.
Dr. Enio integrou o primeiro Conselho de Curadores da Instituição, indicado durante a primeira reunião da FRESA - Fundação Regional do Ensino Superior em Araras, realizada em 10 de julho de 1973, na residência do Dr. Hermínio Ometto, na Usina São João. "Dr. Enio se dedica à mesma causa de forma voluntária: a educação, um dos mais nobres e talvez o único caminho capaz de transformar de forma efetiva as gerações futuras de uma sociedade. Em função da sua formação, Dr. Enio Vitali sempre soube da importância de vencer pelo conhecimento. E para vencer pelo conhecimento há a necessidade de uma boa academia, de bons professores e de bons exemplos. A boa formação científica e humanística das gerações futuras vem sendo a bandeira da Fundação Hermínio Ometto, que é empunhada como poucos pelo conselheiro Enio Vitali", disse Dr. Rogério Castro, Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto, em homenagem prestada ao médico.
Em 27 de junho de 2015, a FHO prestou um tributo às décadas de trabalho dedicadas por Dr. Enio à Instituição, atribuindo seu nome ao prédio do curso de Odontologia. A homenagem foi mencionada por ele em seu livro de memórias "Luzes do Entardecer" (p.63): "Para culminar com a descrição de homenagens recebidas em Araras, devo relatar a última que me foi proporcionada no campus da Uniararas. (...) Foi uma homenagem pelos 42 anos de trabalho voluntário que prestei à Uniararas e que me emocionou profundamente. No meu discurso de agradecimento ressaltei o trabalho relevante de Dona Duse, lídima continuadora da obra monumental do esposo Hermínio Ometto. A idade e os agravos à saúde nunca foram obstáculos para essa trabalhadora, a quem cognominei de Dama de Aço".
Dr. Rogério Alessandre de Oliveira Castro
Membro do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto
Reinauguração do Prédio da Odontologia "Dr. Enio Vitali ", em 27 de junho de 2015
Prof. Dr. José Antonio Mendes
Reitor da FHO | Fundação Hermínio Ometto
Reinauguração do Prédio da Odontologia "Dr. Enio Vitali ", em 27 de junho de 2015
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339