Segunda-Feira - 13 de maio de 2019
11º Congresso de Programas de Pesquisas Globais

Com o tema ''Tecnologias Assistivas, Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais: Educação Especial Inclusiva'', aconteceu, em Pilar do Sul/SP, o 11º Congresso de Programas de Pesquisas Globais - PPGs.

Organizado pelos professores da FHO, Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz e William Ricardo de Almeida Marchi, o evento faz parte da parceria entre a FHO/NUTECA - Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais e a Prefeitura Municipal de Pilar do Sul e contou com a presença de diretores de escola, coordenadores pedagógicos, docentes da educação básica e monitores da Secretaria Municipal de Educação.

A abordagem foi desenvolvida por meio de palestras sobre as questões relacionadas aos processos de inclusão, com a participação dos envolvidos em atividades práticas de vivências.

Além dos professores Talita Cruz e William Marchi, também estiveram presentes no evento os professores Dr. Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida, que abordou os processos inclusivos e a importância da pesquisa científica; Me. Fábio Antônio Barbosa, que discursou sobre as questões arquitetônicas e desenvolvimentos tecnológicos na área da engenharia para as adaptações de acessibilidade; Marcelo Vieira, colaborador da FHO, que explicou os sistemas de acesso aos cursos de especialização na área; e os pesquisadores do NUTECA, Me. Eugênio Yokoya, Dr. Luiz Ramassotti, Esp. Wagner Marchi, Esp. Francisco Ferreira, Esp. Antônio Ribeiro Neto, Esp. Marcos Simões e Esp. Patrícia Rodrigues.

Na abertura e encerramento do evento, a Secretária Municipal de Educação, Profª Vera Lúcia Nicomedes Macedo, enfatizou a importância da formação continuada, dos processos inclusivos e principalmente da satisfação no trabalho e desenvolvimento de atividades junto a FHO.

Sb