Quinta-Feira - 11 de fevereiro de 2010
Trabalho do professor Erik Aceiro Antonio foi divulgado no Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem

O Prof Ms. Erik Aceiro Antonio, docente do Curso de Sistemas de Informação da UNIARARAS, teve trabalhos de sua autoria aceitos e divulgados no 4º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (4º CONAHPA).

O 4º CONAHPA foi realizado com o apoio de três cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina: Pós Design (Design e Expressão Gráfica), Pós EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) e Pós Arq (Arquitetura e Tecnologia), e a UCPel.

Um dos trabalhos selecionados para a publicação mostra um ensaio para o ensino colaborativo de linguagem de programação orientada a objetos. O trabalho visa a destacar alguns princípios da abordagem sócio-construtivista, norteando o processo de ensino de linguagens de programação orientada a objetos. Assim, foi desenvolvido um ensaio baseado em metodologia que cultiva a capacidade de colaboração e construção do conhecimento do aluno a partir do modelo 3C, associado a mapas conceituais. Como resultado é apresentado um conjunto de etapas onde os alunos detectam e reconhecem objetos conceituais em sistemas orientados a objetos, modelando e desenvolvendo esses objetos através de diagramas de casos de uso, com a respectiva representação dos seus relacionamentos em diagramas de classes com a Linguagem Java.

Um segundo trabalho apresenta uma análise comparativa entre os principais frameworks de desenvolvimento Java. A linguagem de programação Java tem sido utilizada com freqüência e se tornado cada vez mais popular no mundo todo. Esse cenário revela que existe um conjunto de novas tecnologias que vem dando suporte a linguagem de programação Java, com especial destaque para as aplicações server-side e os sistemas de frameworks. Um framework é um tipo especializado de software que permite que outras aplicações reutilizem eficientemente componentes e objetos em aplicações para a Internet e em sistemas para desktops. Esse artigo mostra a estrutura de frameworks, em especial a arquitetura MVC (Model-View-Controller) e os principais prós e contras de cada framework para o desenvolvimento em linguagem Java. São apresentados também comparativos entre os frameworks JSF, Struts, Stripes, Wicket, Tapestry, Velocity, Vraptor e Hibernate.

Prof Erik: receba os cumprimentos de toda a Comunidade Acadêmica pelo importante trabalho realizado.