Segunda-Feira - 08 de fevereiro de 2010
Professores da UNIARARAS, Fábio Chavarette e Orlando Saraiva, tiveram trabalho de sua autoria aceito para publicação em periódico internacional e para apresentação em conferência na Espanha

O Prof Dr. Fábio Roberto Chavarette (docente dos cursos de Engenharia) e Prof Esp Orlando Saraiva do Nascimento Jr. (docente do curso de Sistemas de Informação) tiveram trabalho de sua autoria aceito para divulgação no periódico LECTURES NOTES IN COMPUTER SCIENCE, publicado pela Springer-Verlag e no evento internacional IEA-AIE 2010 (The Twenty Third International Conference on Industrial,Engineering & Other Applications of Applied Intelligent Systems).

Os professores têm trabalhado em uma parceira interdisciplinar, com resultados expressivos no meio acadêmico. A grande novidade do trabalho é a mescla de moderna área de sistemas micro-eletro-mecânicos (MEMS) com algoritmos bioinspirados.

A IEA-AIE 2010 (The Twenty Third International Conference on Industrial, Engineering & Other Applications of Applied Intelligent Systems) será realizada em junho de 2010, em Cordoba, Espanha. Esta conferência é de grande importância internacional, pois apresenta as conquistas acadêmicas mais recentes da área de Engenharias e Inteligência Artificial. O evento combina a mistura única de atividades como Lógica Nebulosa, Algoritmos Genéticos, Redes Neurais, etc.

O trabalho selecionado para publicação analisa a dinâmica não-linear de um sistema Micro Eletro Mecânico Giroscópico (MEMS), modelado com uma massa a deslocar-se em um plano com dois modos de ressonância, que são nominalmente ortogonais. Os dois modos são idealmente acoplados apenas pela rotação do giroscópio sobre o vetor normal do plano. O trabalho demonstra que este modelo tem um comportamento instável. Os problemas na área de sistemas de controle consistem em tentativas de estabilizar um sistema instável para um ponto de equilíbrio, uma órbita periódica, ou mais geral, sobre uma trajetória de referência. Também desenvolve uma técnica de otimização por enxame de partículas (PSO) para a redução do movimento oscilatório do sistema não-linear giroscópico para uma órbita periódica, corrigindo a instabilidade do sistema. Tal trabalho serve como referência para a indústria automotiva, entre outras.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quinta-feira
23°C
19°C
Chuva: 90% (25 mm)
Menu Acessibilidade