Terça-Feira - 02 de abril de 2019
Equipe SESI de Robótica garante classificação para mundial nos EUA

Análises microbiológicas do projeto foram realizadas por alunas da equipe na FHO

A equipe Los Atômicos, do SESI Araras, consagrou-se vice-campeã no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que aconteceu durante os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Com o resultado, eles garantiram uma vaga no World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica, em Houston (EUA), entre os dias 17 e 20 de abril.

Este ano, o tema do torneio "Em Órbita" desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço, identificando e propondo uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial.

A equipe Los Atômicos estudou a respeito da higiene dos astronautas e descobriu que, devido ao peso e ao custo, os astronautas permanecem com a mesma roupa durante 3 a 4 meses, o que potencializa o surgimento de bactérias que colocam em risco a saúde destes profissionais. Criaram, então, o Power Clean, um dispositivo que possui uma Fita de LED UV que esteriliza o traje e elimina as bactérias, uma escova para remoção dos resíduos sólidos e um aromatizador.

Para isso, as alunas Marina Faria Marciano (8º ano do ensino fundamental) e Giulia Eduarda Bento (1º ano do ensino médio) solicitaram o auxílio da FHO na realização de análises microbiológicas e na análise do efeito esterilizante da luz negra em vestimentas a serem utilizadas por astronautas.

Os trabalhos foram acompanhados pelas funcionárias da FHO, Nayara Scharlack e Paula C. N. Moreira. Segundo o Coordenador dos Laboratórios Básicos da Instituição, Pablo Pulz, as amostras de bactérias coletadas foram cultivadas em meio de cultura e, após o crescimento, foram diferenciadas por coloração de Gram e observadas ao microscópio. Em seguida, o procedimento foi repetido com as amostras coletadas das vestimentas submetidas ao tratamento com luz negra. "As observações práticas evidenciaram um efeito esterilizante da metodologia utilizada, com subsequente diminuição da quantidade de bactérias. Desse modo, o objetivo das alunas participantes do Projeto Power clean foi atingido", disse ele.

Parabenizamos a equipe pelos excelentes resultados e desejamos boa sorte no Word Festival!

Com informações: SESI Araras