Quinta-Feira - 21 de janeiro de 2010
Projeto Rondon: duas equipes da UNIARARAS embarcam para Goiás no dia 22 de janeiro

A UNIARARAS está participando, pela quinta vez, do Projeto Rondon. Duas equipes de seis alunos e alunas, acompanhados por uma professora e um professor em cada uma delas, partem nesta sexta-feira, dia 22, para os municípios de Chapadão do Céu e Maurilândia, ambos do Estado de Goiás, onde permanecerão por duas semanas. As equipes seguirão da UNIARARAS para a Base Aérea de Guarulhos e de lá serão transportadas em avião da Força Aérea Brasileira até Goiânia. A última parte do trajeto, até os municípios, será feita em ônibus, em operação coordenada pelo Ministério da Defesa, com o apoio do Exército Brasileiro.

Sessenta alunos de diversos cursos apresentaram-se voluntariamente, candidatando-se às vagas e atendiam plenamente as condições previstas no edital. Após processo seletivo, dezesseis deles (doze titulares e quatro reservas) foram selecionados e receberam treinamento específico, organizado pela UNIARARAS.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é de integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar dessa população. Busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas. Ele é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios, com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.

Em anos anteriores, equipes da UNIARARAS, somando 32 professores e 125 alunos, atuaram em 17 municípios, pertencentes aos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará.

O Prof Dr José Antonio Mendes, Reitor da UNIARARAS considera muito proveitosa a participação de alunos e de professores no Projeto Rondon. "Além dos benefícios na área pedagógica, é importante que o nosso pessoal tome contato com a realidade brasileira, particularmente em cidades de interior, nas quais existem dificuldades de toda ordem. Nossos alunos levam para essas comunidades menos favorecidas o conhecimento que aprenderam na universidade, mas também trazem dessas missões um enorme aprendizado que em muito contribuirá para a formação e o aperfeiçoamento profissional de cada um".

LISTA DE ALUNOS 2010 - PROJETO RONDON

OPERAÇÃO CENTRO-NORDESTE 2010