Sexta-Feira - 21 de dezembro de 2018
Professor participa de Congresso de Saúde Mental em Buenos Aires

O professor pós doutor, Henrique Guilherme Scatolin, esteve presente no Congresso Internacional de Saúde Mental, realizado em Buenos Aires, na Argentina. O evento é afiliado à Associação Argentina de Profissionais de Saúde Mental e a Word Confederation of Mental Health.

Na ocasião, o professor apresentou cinco trabalhos que se tornaram, posteriormente, cinco capítulos de livros, versando sobre a temática das psicoses nas diferentes escolas da psicologia clínica.

Da vertente inglesa, o autor apresentou os trabalhos intitulados "A Psicose na Teoria Kleniana: uma Reflexão a partir dos estados Maníaco-Depressivos" e "As Contribuições de Wilfred Bion para a Clínica das Psicoses".

Da escola francesa, o professor apresentou os trabalhos "Reflexões sobre o Processo Originário nas Psicoses" e "A Concepção de Potencialidade Psicótica na Obra da Psicanalista Piera Aulagnier". Já da escola Suíça, foi apresentado o trabalho "O Mito da Vagina Dentada: as Manifestações Arquetípicas da Mãe Terrível", também traduzido para o inglês e encaminhado para a British Foundation of Psychoterapy.

Os trabalhos citados são de autoria única. "O último trabalho junguiano foi o que despertou o interesse da academia britânica. Devo a vivência deste artigo aos grupos terrenas com que tive contato, uma vez que os símbolos são eternos e universais", contou o pesquisador.