Quarta-Feira - 19 de dezembro de 2018
Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais - NUTECA é implantado na FHO

Na manhã de 14 de dezembro, o Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais - NUTECA, foi oficializado pelo Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto. Na ocasião, o professor reuniu-se com os coordenadores do Núcleo, os professores Ma.Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz e Me. William Ricardo de Almeida Marchi para os assuntos relacionados ao desenvolvimento e estruturação das atividades.

O NUTECA tem como objetivo o desenvolvimento cientifico acadêmico na área de Tecnologias Assistivas, além de propiciar novas estruturas interdisciplinares à necessidade de recursos e ampliações de atividades, para habilidades funcionais dos que delas necessitam.

O Núcleo teve origem nas atividades de pesquisas globais coordenadas anteriormente na instituição pelos professores Talita e William, que estão à frente de atividades de pesquisa nos Programas de Pesquisas Globais - PPGs inscritos no DGP-Diretório de Grupos de Pesquisas, com produção científica de artigos científicos acadêmicos lotados em 15 livros organizados pelos docentes.

Para o Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto, este é um projeto promissor, com possibilidades de colaborar para além das atividades acadêmicas científicas. "O mercado exige novas atividades, que possam ser significativas para o atendimento de necessidades dos que mais precisam. Desta maneira, conveniados à ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa/Portugal, este núcleo tende a contribuir com propostas que facilitem a vida de muitos" disse ele.

Pesquisadores do Núcleo atuam no desenvolvimento de pesquisas relacionadas e se reúnem regularmente para orientação e produção científica acadêmica, bem como para os estudos e direcionamentos institucionais. Atualmente, duas linhas de pesquisa abrigam projetos desenvolvidos pelos docentes do NUTECA:

Linha de Pesquisa 1: Tecnologias Assistivas: Processos de Mudanças, Políticas Públicas e Linguagens de Inclusão.

Projetos Docentes:

• Processos de Mudança, Inovação e Reconstrução Institucional Histórico-Cultural: Memórias e Identidade em Interdisciplinaridade.

• Políticas Públicas: Diálogo Político e Avaliação de Políticas.

• Direito Educacional: Garantias, Possibilidades e Adequações Assistenciais.

• Discurso, Linguagens e Poder: Esfera e Desenvolvimento Sociais.

• Formação Docente: Contextualização Histórica e Pressupostos Éticos.

• Docência: Metodologias de Ensino, Currículo e Avaliação.

• Segurança Pública: Sistemas Acessíveis de Controle de Ambientes e Dispositivos Localizados.

• Direito Médico: Segurança no Trabalho, Prevenção e Saúde.

Linha de Pesquisa 2: Tecnologias Assistivas: Técnicas Assistenciais e Práticas de Ensino

Projetos Docentes:

• Biomecânica, Ergonomia, Robótica, Software e Circuitos Integrados: Biofísica, Resistência dos Materiais, Raciocínio Lógico e Inteligência Artificial.

• Desenho Universal, Mobilidade e Acessibilidade: Tecnologias Sustentáveis, Arquitetônica, Design Adaptado, Arquitetura e Adequações para Ambientes.

• Esportes Paraolímpicos, Reabilitação e Educação Física Inclusiva: Performance, Rendimento Físico, Práticas Adaptadas e Qualidade de Vida em Populações Especiais.

• Direito Desportivo: Tecnologias Assistivas e Acessibilidade.

• Meio Ambiente e Sustentabilidade: Agronomia, Urbanismo Vegetação e Agricultura.

• Termalismo, Aromaterapia, Massoterapia e Tratamentos Alternativos: Inovação e Intervenção.

• Assistência Terapêutica Animal: Intervenções, linguagens e possibilidades.

• Empregabilidade e Mercado de Trabalho: Adaptações, Inserção, Cidadania e Formação para o Trabalho.

Para os professores Talita Cruz e William Marchi, acompanhar o desenvolvimento das atividades e propiciar desenvolvimento cientifico acadêmico por meio das produções intelectuais e da criação de novas oportunidades sociais é muito gratificante e sempre um desafio.