Quarta-Feira - 23 de dezembro de 2009
Professor Fábio, docente dos cursos de Engenharia da UNIARARAS, tem trabalho de sua autoria aceito para publicação no IEEE XPLORER

O Prof. Dr. Fábio Roberto Chavarette, docente dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação da UNIARARAS, teve trabalho de sua autoria aceito para publicação no IEEE Xplorer, um dos maiores portais de divulgação e acesso a trabalhos acadêmicos. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho docente e de pesquisador junto ao meio acadêmico.

O IEEE-ICIT 2010 International Conference on Industrial Technology, será realizado em março de 2010, no Hotel del Mar, em Viña del Mar, Chile. Esta conferência é de grande importância internacional, pois apresenta as conquistas mais recentes da indústria tecnológica e dos principais pesquisadores do mundo na área de engenharia industrial. O evento combina a mistura única de atividades industriais e acadêmicas.

O trabalho do Prof Fábio que foi selecionado para publicação é sobre a modelagem e o controle um sistema de transporte de cargas em uma plataforma suspensa por cabos. O dispositivo abordado é um monotrilho representado por um pêndulo invertido, construído com um carro e com um motor. As equações governantes do movimento foram obtidas através de equações de Lagrange. O modelo matemático considera a interação entre o motor e o sistema dinâmico, que é, ou não, chamado de sistema ideal e não ideal. O problema foi analisado matematicamente por um novo método numérico para aproximar matriz de transição de estados (STM) para sistemas com coeficientes periódicos no tempo. Este método é baseado na expansão polinomial de Chebyshev, no método iterativo de Picard e na transformação de Lyapunov-Floquet (L-F) e aplica-se na análise da dinâmica e o controle de sistemas lineares e periódicos no tempo. Para o controle, aplica-se o projeto de um controlador bioinpirado, que foi desenvolvido para estabilizar em uma órbita periódica a ordem caótica do sistema. O método mostrou-se eficiente para este tipo de problema.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Terça-feira
29°C
20°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade